Notícias

ULSLA é a primeira instituição a integrar sistema informático no Registo Nacional de Utentes

23 Outubro, 2018

A SPMS, EPE colaborou com a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) no projeto de integração da base de dados dos doentes da ULSLA no Registo Nacional de Utentes (RNU).

Com o objetivo de integrar a informação disponível no RNU com a base de dados das instituições, como hospitais, centros de saúde, o Sistema de Informação dos Certificados de Óbito (SICO), entre outros, a ULSLA torna-se, assim, na primeira unidade de saúde, em Portugal, a implementar e a manter esta integração.

O caso da ULSLA é um exemplo de sucesso, com diversos benefícios associados, quer para as entidades que fazem parte desta Unidade Local de Saúde, quer para os utentes. Maior qualidade nas comunicações e, consequentemente, ganhos de eficiência para o Serviço Nacional de Saúde constituem algumas das vantagens da integração da base de dados das instituições de saúde no RNU.

Sob a coordenação da SPMS, o Registo Nacional de Utentes é um dos pilares do sistema de informação da saúde (SIS), constituindo a base de dados nacional de identificação dos utentes do SNS. 

Temas

|

banner genérico SPMS

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.