Notícias

SPMS e Saudaçor estabelecem Acordo de Cibersegurança

30 Outubro, 2018

No âmbito da cibersegurança, a SPMS, EPE e a Saudaçor SA – Sociedade Gestores de Recursos e Equipamentos da Saúde dos Açores assinaram um acordo que tem por objeto estabelecer formas de cooperação, visando a troca de conhecimento entre as duas entidades, no que diz respeito à implementação de medidas de cibersegurança da saúde. 

De referir que este protocolo é estabelecido segundo o Despacho nº 8877/2017 (artigo 10º), que prevê a adesão de outras entidades, designadamente as que integrem as Regiões Autónomas. Definir estratégias de combate à fraude, desenvolver modelos de ações de formação e de sensibilização para os riscos de cibersegurança, junto às entidades do SNS e do Ministério da Saúde, ou promover uma cultura de gestão de risco em matéria de software, hardware, redes e comunicações, são algumas das áreas de cooperação entre a SPMS e a Saudaçor.

Relativamente à notificação de incidentes de cibersegurança, a Saudaçor passa a reportá-los à SPMS, podendo promover a cooperação das entidades do Serviço Regional de Saúde, ou outras entidades de saúde da Região Autónoma dos Açores, na operacionalização do procedimento de notificação, nos termos do Despacho nº1348/2017.

Enquanto organismo que tem por missão a cooperação, a partilha de conhecimentos e informação, bem como o desenvolvimento de atividades de prestação de serviços nas áreas dos sistemas e TIC, garantindo a operacionalidade e segurança das infraestruturas tecnológicas e dos sistemas de informação do Ministério da Saúde, a SPMS, EPE assume um papel relevante em matéria de cibersegurança no setor da saúde em Portugal.  

banner_spms7

SPMS integra Rede Nacional de CSIRT

14 Dezembro, 2020

A SPMS passou a integrar, desde esta segunda-feira, 14 de dezembro, a Rede Nacional de CSIRT (Computer Security Incident Response Team). A equipa de resposta a incidentes da SPMS (CSIRT SPMS) é o primeiro elemento do setor da Saúde em Portugal a fazer parte desta rede.

2ª edição do Cyber Security Workshop começou hoje

11 Fevereiro, 2020

Começou hoje, Dia da Internet Segura, o 2nd Cyber Security Workshop, promovido pela SPMS, EPE, contando com participação de 10 países: Portugal, Hong Kong, Reino Unido, EUA, Suécia, Singapura, Áustria, Suécia, Estónia e Arábia Saudita.

Cyber Security Workshop2

Portugal lidera Grupo Europeu de Cibersegurança para a Saúde

30 Janeiro, 2020

Portugal foi, no dia 29 de janeiro, eleito como Chair do Work Stream criado para o Sector da Saúde, no âmbito do NIS Cooperation Group. O Centro Nacional de Cibersegurança, enquanto autoridade NIS, irá coordenar os trabalhos, com o apoio SPMS, em particular do Núcleo de Cibersegurança.

Voltar
co-financiamento
sed Donec eleifend dictum venenatis dapibus libero. et,
Voltar para o topo.