Notícias

SPMS e Saudaçor estabelecem Acordo de Cibersegurança

30 Outubro, 2018

No âmbito da cibersegurança, a SPMS, EPE e a Saudaçor SA – Sociedade Gestores de Recursos e Equipamentos da Saúde dos Açores assinaram um acordo que tem por objeto estabelecer formas de cooperação, visando a troca de conhecimento entre as duas entidades, no que diz respeito à implementação de medidas de cibersegurança da saúde. 

De referir que este protocolo é estabelecido segundo o Despacho nº 8877/2017 (artigo 10º), que prevê a adesão de outras entidades, designadamente as que integrem as Regiões Autónomas. Definir estratégias de combate à fraude, desenvolver modelos de ações de formação e de sensibilização para os riscos de cibersegurança, junto às entidades do SNS e do Ministério da Saúde, ou promover uma cultura de gestão de risco em matéria de software, hardware, redes e comunicações, são algumas das áreas de cooperação entre a SPMS e a Saudaçor.

Relativamente à notificação de incidentes de cibersegurança, a Saudaçor passa a reportá-los à SPMS, podendo promover a cooperação das entidades do Serviço Regional de Saúde, ou outras entidades de saúde da Região Autónoma dos Açores, na operacionalização do procedimento de notificação, nos termos do Despacho nº1348/2017.

Enquanto organismo que tem por missão a cooperação, a partilha de conhecimentos e informação, bem como o desenvolvimento de atividades de prestação de serviços nas áreas dos sistemas e TIC, garantindo a operacionalidade e segurança das infraestruturas tecnológicas e dos sistemas de informação do Ministério da Saúde, a SPMS, EPE assume um papel relevante em matéria de cibersegurança no setor da saúde em Portugal.  

banner_spms7

SPMS intervém na conferência “Desafios da Cibersegurança”

8 Março, 2024

A preparação dos sistemas digitais públicos e privados é um desafio de longa duração e um trabalho em permanente atualização, que deve começar por “capacitar as pessoas para mudar comportamentos”, defendeu Jéssica Domingues, coordenadora da Unidade de Cibersegurança da SPMS, na conferência “Desafios da Cibersegurança”, que decorreu em Lisboa, ontem, dia 6 de março. Para […]

SPMS dinamiza atividades no “Mês Europeu da Cibersegurança”

30 Outubro, 2023

O Mês Europeu da Cibersegurança (European CyberSecurity Month – ECSM) é comemorado em outubro, com diversos eventos e atividades nos vários países europeus.   Sob o tema “Cibersecurity is a shared responsability”, visa implementar as boas práticas para a utilização do ciberespaço e sensibilizar cidadãos, empresas e organizações públicas para comportamentos a adotar no âmbito da […]

Notícias NEWSLETTER 01_Site SPMS_Em foco
Voltar
Voltar para o topo.