Notícias

SPMS participa na conferência europeia “Digital Transformation of Public Procurement”

18 Outubro, 2018

Em representação da SPMS, EPE, Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração, participou como orador na conferência “Digital Transformation of Public Procurement” (transformação digital nos contratos públicos), organizada pela Comissão Europeia, que decorreu hoje, 18 de outubro, no Pátio da Galé, em Lisboa.

Enquanto responsável pelos Sistemas de Informação e pelas Compras Públicas na Saúde, a SPMS, EPE assume um papel estratégico na tecnologia, inovação digital e mudança de paradigma em Portugal, sendo o seu trabalho reconhecido a nível europeu.

“A chave é centralizar, otimizar e racionalizar a aquisição de bens e serviços na área da saúde, sublinhou Henrique Martins, durante a sua intervenção.

Numa abordagem à experiência já adquirida pela SPMS, o Presidente do CA apresentou projetos bem-sucedidos, nomeadamente as plataformas eletrónicas como o Catálogo Eletrónico Compras na Saúde, a Gestão Partilhada de Frota do Ministério da Saúde (GPFMS) e a Plataforma Booking Viagens e Alojamento (PBVA). 

img_4781

Aferir o número de veículos, ambulâncias e helicópteros, monitorizar a frota e promover a otimização dos recursos disponíveis no Ministério da Saúde, bem como os custos associados, são alguns dos desafios propostos à SPMS, que encontram resposta através destas plataformas, instrumentos que permitem simplificar e desmaterializar procedimentos, com maior equidade, sustentabilidade, transparência, redução de tempo e de custos.

Henrique Martins afirmou, também, que “as tecnologias de informação têm um papel cada vez mais importante na criação de novas formas de prestação de saúde”, dando como exemplo a telessaúde, “que veio facilitar a comunicação e articulação entre o profissional e o doente, levando a poupanças de tempo e dinheiro.” 

img_4773

Contando com a participação de vários e prestigiados oradores do setor público, nacional e europeu, e representantes do setor privado, esta conferência teve como finalidade impulsionar o debate na comunidade envolvida em contratos públicos da UE, partilhando projetos e benefícios já alcançados e, paralelamente, delinear estratégias futuras.

No encerramento do evento, a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, referiu que: “No que diz respeito à contratação pública, em Portugal, garantimos a transparência dos dados, permitindo a qualquer utilizador a sua consulta e utilização. O contínuo financiamento a projetos tecnológicos permite melhorar os serviços prestados a entidades, profissionais e cidadãos”.

Dirigindo-se aos representantes das diversas entidades presentes, Maria Manuel Leitão Marques reforçou ainda que: “Contem sempre connosco. Nós contamos sempre convosco” e agradeceu particularmente à SPMS, pelo trabalho realizado no âmbito da transformação digital, nomeadamente a parceria com a AMA no rastreio do cancro. 

img_4793

De forma a premiar o trabalho realizado na área da transformação digital da Contratação Pública na União Europeia, foram entregues três prémios. O Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC), responsável pela plataforma Portal Base, foi distinguido com o segundo lugar.

Empenhada no avanço desta mudança digital na Contratação Pública, a SPMS promove iniciativas que fomentam o diálogo e a adoção de boas práticas, com impacto na economia e na sociedade e, deste modo, contribuindo para melhorar a eficiência e a eficácia dos serviços públicos.

O V Seminário, que irá decorrer nos próximos dias 21 e 22 de novembro, em Lisboa, é uma dessas iniciativas.  

ULS Alentejo Central recebe primeiros computadores no âmbito do PRR 

22 Março, 2024

Foram entregues esta sexta-feira, 22 de março, os primeiros de cerca de 720 computadores, dos quais 491 desktops e 229 portáteis, destinados à modernização dos postos de trabalho dos cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).  O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, assinalou a ocasião com a entrega […]

SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços

22 Março, 2024

No dia em que assinala o seu 14.º aniversário, a SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços, com os 40 mais impactantes. Digital e acessível através do site, este catálogo é estratégico e essencial para divulgar a oferta de produtos e serviços da SPMS, promover a imagem da organização e reforçar a marca e […]

Catálogo de Produtos e Serviços SPMS

SPMS distinguida na HIMSS24

21 Março, 2024

A SPMS participou na conferência HIMSS24 Global Health, que decorreu em Orlando, nos Estados Unidos da América, entre os dias 11 e 15 de março. No âmbito da representação portuguesa, Cátia Sousa Pinto, gestora do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais da SPMS, foi distinguida com o prémio HIMSS Policy Influencer Award 2024, […]

Voltar
Voltar para o topo.