Participação da SPMS em projetos de inteligência artificial e ciência de dados financiados pela FCT

25 Outubro, 2018

A SPMS, EPE participou na sessão de apresentação dos projetos de investigação e desenvolvimento em inteligência artificial e ciência de dados para a modernização administrativa, que decorreu ontem, dia 24 de outubro, nas instalações do Instituto Nacional de Estatística, em Lisboa.

A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, marcaram presença na apresentação dos 15 projetos selecionados, nas áreas da saúde, mobilidade nas cidades e educação. No setor da saúde, três desses projetos contam com a colaboração da SPMS.

Financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito do programa INCoDe.2030 – Iniciativa Nacional Competências Digitais, estes projetos resultam da cooperação entre instituições científicas e entidades da administração pública.

fct_modernizacao-administrativa

Os projetos em que a SPMS participa têm como objetivo utilizar os dados gerados pelos sistemas de informação da saúde, de forma a fortalecer o sistema de saúde em Portugal através da melhoria da informação disponível para vigilância do estado de saúde da população, bem como do desenvolvimento de ferramentas de suporte à decisão clínica e prestação de cuidados de saúde. São eles:

• “Utilização de Inteligência Artificial para potencializar o Rastreio Teledermatológico” -Associação Fraunhofer Portugal Research|SPMS, EPE.
  • “Biomarcadores neuroimagiológicos para o Diagnóstico de doenças Neuropsiquiátricas, com recurso a Inteligência Artificial” – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, com parceiros como o Hospital Fernando da Fonseca, Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, Centro Hospitalar Lisboa Norte e a SPMS, EPE.
  • “Identificação e Previsão de Procura de Urgências Hospitalares” – Fundação Calouste Gulbenkian| SPMS, EPE.

Melhorar os serviços públicos portugueses, em benefício dos cidadãos, é o grande objetivo destas iniciativas.

fct_modernizacao-administrativa
banner_spms3

eleifend id venenatis, venenatis dictum Aenean