Notícias

Participação da SPMS em projetos de inteligência artificial e ciência de dados financiados pela FCT

25 Outubro, 2018

A SPMS, EPE participou na sessão de apresentação dos projetos de investigação e desenvolvimento em inteligência artificial e ciência de dados para a modernização administrativa, que decorreu ontem, dia 24 de outubro, nas instalações do Instituto Nacional de Estatística, em Lisboa.

A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, marcaram presença na apresentação dos 15 projetos selecionados, nas áreas da saúde, mobilidade nas cidades e educação. No setor da saúde, três desses projetos contam com a colaboração da SPMS.

Financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito do programa INCoDe.2030 – Iniciativa Nacional Competências Digitais, estes projetos resultam da cooperação entre instituições científicas e entidades da administração pública. 

fct_modernizacao-administrativa

Os projetos em que a SPMS participa têm como objetivo utilizar os dados gerados pelos sistemas de informação da saúde, de forma a fortalecer o sistema de saúde em Portugal através da melhoria da informação disponível para vigilância do estado de saúde da população, bem como do desenvolvimento de ferramentas de suporte à decisão clínica e prestação de cuidados de saúde. São eles:

  • “Utilização de Inteligência Artificial para potencializar o Rastreio Teledermatológico” -Associação Fraunhofer Portugal Research|SPMS, EPE.
  • “Biomarcadores neuroimagiológicos para o Diagnóstico de doenças Neuropsiquiátricas, com recurso a Inteligência Artificial” – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, com parceiros como o Hospital Fernando da Fonseca, Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, Centro Hospitalar Lisboa Norte e a SPMS, EPE.
  • “Identificação e Previsão de Procura de Urgências Hospitalares” – Fundação Calouste Gulbenkian| SPMS, EPE.

Melhorar os serviços públicos portugueses, em benefício dos cidadãos, é o grande objetivo destas iniciativas. 

fct_modernizacao-administrativa
banner_spms3

ULS Alentejo Central recebe primeiros computadores no âmbito do PRR 

22 Março, 2024

Foram entregues esta sexta-feira, 22 de março, os primeiros de cerca de 720 computadores, dos quais 491 desktops e 229 portáteis, destinados à modernização dos postos de trabalho dos cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).  O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, assinalou a ocasião com a entrega […]

SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços

22 Março, 2024

No dia em que assinala o seu 14.º aniversário, a SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços, com os 40 mais impactantes. Digital e acessível através do site, este catálogo é estratégico e essencial para divulgar a oferta de produtos e serviços da SPMS, promover a imagem da organização e reforçar a marca e […]

Catálogo de Produtos e Serviços SPMS

SPMS distinguida na HIMSS24

21 Março, 2024

A SPMS participou na conferência HIMSS24 Global Health, que decorreu em Orlando, nos Estados Unidos da América, entre os dias 11 e 15 de março. No âmbito da representação portuguesa, Cátia Sousa Pinto, gestora do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais da SPMS, foi distinguida com o prémio HIMSS Policy Influencer Award 2024, […]

Voltar
Voltar para o topo.