Notícias

SClínico Hospitalar instalado no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Universitário do Porto

19 Outubro, 2018

Decorreu, ontem, dia 18 de outubro, o arranque do SClínico Hospitalar no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), sendo esta a quarta instituição que, no espaço de um mês, migra o seu Serviço de Urgência para este módulo.

Os profissionais de saúde passam, assim, a ter uma aplicação única comum a todo o CHUP e centrada no utente. O SClínico Hospitalar já estava implementado, neste hospital, no internamento dos diferentes serviços, na consulta, bloco e hospital de dia.

Esta expansão ao serviço de urgência foi preparada ao longo dos últimos meses com enorme envolvimento e empenho das equipas técnicas e de profissionais de saúde, bem como dos fornecedores de aplicações que interoperam neste contexto com o SClínico Hospitalar.

Os trabalhos preparatórios, em conjunto com a SPMS, incluíram o desenvolvimento de diversas melhorias que valorizam o produto e que ficarão em breve disponíveis em todo o SNS. 

sclinico2

Através deste novo módulo, que inclui o circuito da Triagem de Manchester, o acesso à informação clínica do doente, a utilização e partilha dos dados com profissionais de saúde de diversas áreas, bem como a sistematização dos mesmos permitirá uniformizar as práticas e a informação recolhida a nível nacional, contribuindo para um melhor acompanhamento e prestação de cuidados de saúde ao cidadão.

Até ao final do ano, outras instituições terão a mesma iniciativa, demonstrando a maturidade e capacidade de resposta deste sistema a diversos contextos e dimensões de organizações. A título de exemplo, no dia 18 de outubro, entre as 07h da manhã e as 19h, foram triados 278 utentes no CHUP. A SPMS, EPE congratula o CHUP pelo sucesso da operação, nomeadamente na preparação exemplar dada aos utilizadores, em termos formativos e de circuitos, bem como o acompanhamento por pares nos vários postos de trabalho, sendo este o fator decisivo para o sucesso.

Em colaboração com os hospitais, a SPMS impulsiona a partilha de recursos, a interação e envolvimento de diferentes entidades do SNS, cumprindo as orientações da tutela, bem como a prossecução de sinergias entre instituições hospitalares. 

sc1
Banner SClínico

SClínico Hospitalar nos Serviços de Urgência da ULS da Guarda

19 Novembro, 2020

A implementação do módulo de urgência do SClínico Hospitalar na Unidade Local de Saúde da Guarda (Hospital Sousa Martins - Guarda, Hospital Nossa Senhora da Assunção – Seia e SUB de Vila Nova de Foz Côa) arrancou no dia 17 de novembro.

Um ano de implementação do SONHOv2/SClínico no IPOC

24 Setembro, 2020

Assinala-se, hoje, um ano de implementação do SONHOv2/SClínico no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC). O SONHO/SClínico permitiu a consolidação da informação clínica e administrativa numa estrutura segura e organizada, com acesso imediato dentro e fora do IPO de Coimbra.

Voltar
co-financiamento
justo leo. neque. dolor. libero amet, Curabitur
Voltar para o topo.