SClínico Hospitalar instalado no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Universitário do Porto

19 Outubro, 2018

Decorreu, ontem, dia 18 de outubro, o arranque do SClínico Hospitalar no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), sendo esta a quarta instituição que, no espaço de um mês, migra o seu Serviço de Urgência para este módulo.

Os profissionais de saúde passam, assim, a ter uma aplicação única comum a todo o CHUP e centrada no utente. O SClínico Hospitalar já estava implementado, neste hospital, no internamento dos diferentes serviços, na consulta, bloco e hospital de dia.

Esta expansão ao serviço de urgência foi preparada ao longo dos últimos meses com enorme envolvimento e empenho das equipas técnicas e de profissionais de saúde, bem como dos fornecedores de aplicações que interoperam neste contexto com o SClínico Hospitalar.

Os trabalhos preparatórios, em conjunto com a SPMS, incluíram o desenvolvimento de diversas melhorias que valorizam o produto e que ficarão em breve disponíveis em todo o SNS.

sclinico2

Através deste novo módulo, que inclui o circuito da Triagem de Manchester, o acesso à informação clínica do doente, a utilização e partilha dos dados com profissionais de saúde de diversas áreas, bem como a sistematização dos mesmos permitirá uniformizar as práticas e a informação recolhida a nível nacional, contribuindo para um melhor acompanhamento e prestação de cuidados de saúde ao cidadão.

Até ao final do ano, outras instituições terão a mesma iniciativa, demonstrando a maturidade e capacidade de resposta deste sistema a diversos contextos e dimensões de organizações. A título de exemplo, no dia 18 de outubro, entre as 07h da manhã e as 19h, foram triados 278 utentes no CHUP. A SPMS, EPE congratula o CHUP pelo sucesso da operação, nomeadamente na preparação exemplar dada aos utilizadores, em termos formativos e de circuitos, bem como o acompanhamento por pares nos vários postos de trabalho, sendo este o fator decisivo para o sucesso.

Em colaboração com os hospitais, a SPMS impulsiona a partilha de recursos, a interação e envolvimento de diferentes entidades do SNS, cumprindo as orientações da tutela, bem como a prossecução de sinergias entre instituições hospitalares.

sc1
Banner SClínico

SONHO V2 implementado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

A migração do SONHO V1 para SONHO V2 foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Volvidos 25 anos de utilização da versão 1 deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, para suporte ao serviço administrativo e clínico, implementou-se, em junho, a versão 2, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais.

SPMS promove Webinar SClínico Hospitalar – Perfil Farmacêutico

14 Setembro, 2022

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, e o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, participaram na sessão de abertura do Webinar SClínico Hospitalar – Perfil Farmacêutico que decorreu nesta terça-feira, 13 de setembro, a partir das instalações da SPMS, em Lisboa.