Avança processo de implementação da Suite Hospitalar no CHUC

10 Outubro, 2018

O processo de implementação da Suite Hospitalar: SONHO v2 – SClínico e LIGHt (plataforma de interoperabilidade) está em curso desde o dia 29 de setembro, na Maternidade Doutor Daniel de Matos – Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC).

De grande complexidade, principalmente porque o funcionamento das várias instituições que integram o CHUC nunca foi interrompido durante a intervenção de migração, que decorreu entre as 10h do dia 28 de setembro e as 3h do dia 29 de setembro, o sucesso deste processo resultou de um planeamento e preparação de aproximadamente 9 meses, entre janeiro deste ano e o dia 08 de outubro.

No seguimento do levantamento do As Is (inventários dos procedimentos e processos internos e das aplicações que integram com a anterior aplicação), feito em conjunto pelas equipas de Gestão da Mudança da SPMS e de projeto do CHUC, verificou-se a necessidade de realizar um conjunto de novos desenvolvimentos/ações, de forma a responder às necessidades e, assim, enriquecer os produtos da Suite Hospitalar.

Dos desenvolvimentos realizados, destacam-se:

• Autenticação através da Active Directory para um acesso único;
  • Unificação dos Números Mecanográficos num único sistema (SONHO) dos diferentes polos do CHUC;
  • Junção e atualização dos dados de identificação de Utentes que se encontravam duplicados à data da entrada em produção.

De referir que, com o processo de migração, a Maternidade Doutor Daniel de Matos iniciou a utilização da aplicação SONHO e SClínico, ao nível da Urgência, pela primeira vez. Este projeto contou com a colaboração de várias equipas e técnicos da SPMS e do CHUC.

Do lado da SPMS, de forma permanente e ininterrupta, estiveram no terreno cerca de 15 técnicos e 10 no apoio remoto, nomeadamente:

• SONHO – Sistema Integrado de informação Hospitalar;
  • SClínico Hospitalar – Sistema Clínico Hospitalar;
  • LIGHt – Interoperabilidade;
  • CTH – Consulta a Tempo e Horas;
  • SIMH – Sistema de Informação Para a Morbilidade Hospitalar
  • SIGLIC – Sistema de Informação de Gestão na Lista de Inscritos Para a Cirurgia;
  • PEM – Prescrição Eletrónica Médica;
  • Unidade de Coordenação de Operações –  Segurança e Infraestruturas

Além da complexidade desta intervenção, destacam-se, ainda, as varias tarefas realizadas, tendo em conta dimensões como: HardWare, SoftWare, PeopleWare, LocalWare, IntegraWare, tais como:

• Gestão da Mudança;
  • Migração de Dados proveniente de base de dados de tecnologias e arquiteturas completamente diferentes;
  • Testes de Migração;
  • Formação: Médicos, Enfermeiros, Técnicos e Assistentes técnicos;
  • Testes de Integrações;
  • Testes Aplicacionais;
  • Parametrização das novas soluções;
  • Configuração e validação Postos de Trabalho

Para garantir a menor disrupção possível, as equipas da SPMS irão continuar a acompanhar as equipas do CHUC na monitorização dos sistemas informáticos e na necessidade de algumas otimizações, nos próximos dias.

Como curiosidade, desde o passado dia 29 de setembro até ao dia 09 de outubro, já foram registados 73 recém-nascidos de 71 partos na instituição.

Esta migração faz parte de um processo de implementação da Suite Hospitalar em todo o Centro Hospitalar, trabalhos esses que irão continuar nos próximos meses.

SONHO V2 implementado com sucesso no CHTMAD

13 Julho, 2021

No dia 10 de julho realizou-se a implementação da Suite Hospitalar (SONHO v2 – SClínico – Plataforma Interoperabilidade (Light)), no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD). Tratou-se de uma operação tecnológica complexa, mas fundamental para a uniformização de processos e integração da informação clínica, visando a melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos […]

Um ano de implementação do SONHO v2/SClínico no CHUC

24 Novembro, 2020

No dia 23 de novembro assinalou-se um ano de uma das maiores transformações digitais num centro hospitalar do Serviço Nacional de Saúde. O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), no seu Pólo dos Hospitais Universitários de Coimbra, passou a utilizar o SONHO v2/SClínico, sistemas de informação que sustentam a atividade assistencial do ponto de vista administrativo e clínico e suportam o processo clínico eletrónico.

banner_chuc

SClínico Hospitalar nos Serviços de Urgência da ULS da Guarda

19 Novembro, 2020

A implementação do módulo de urgência do SClínico Hospitalar na Unidade Local de Saúde da Guarda (Hospital Sousa Martins - Guarda, Hospital Nossa Senhora da Assunção – Seia e SUB de Vila Nova de Foz Côa) arrancou no dia 17 de novembro.

ultricies tristique ipsum mattis vulputate, neque. ante. libero. Praesent dapibus non