Avança processo de implementação da Suite Hospitalar no CHUC

10 Outubro, 2018

O processo de implementação da Suite Hospitalar: SONHO v2 – SClínico e LIGHt (plataforma de interoperabilidade) está em curso desde o dia 29 de setembro, na Maternidade Doutor Daniel de Matos – Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC).

De grande complexidade, principalmente porque o funcionamento das várias instituições que integram o CHUC nunca foi interrompido durante a intervenção de migração, que decorreu entre as 10h do dia 28 de setembro e as 3h do dia 29 de setembro, o sucesso deste processo resultou de um planeamento e preparação de aproximadamente 9 meses, entre janeiro deste ano e o dia 08 de outubro.

No seguimento do levantamento do As Is (inventários dos procedimentos e processos internos e das aplicações que integram com a anterior aplicação), feito em conjunto pelas equipas de Gestão da Mudança da SPMS e de projeto do CHUC, verificou-se a necessidade de realizar um conjunto de novos desenvolvimentos/ações, de forma a responder às necessidades e, assim, enriquecer os produtos da Suite Hospitalar.

Dos desenvolvimentos realizados, destacam-se:

• Autenticação através da Active Directory para um acesso único;
  • Unificação dos Números Mecanográficos num único sistema (SONHO) dos diferentes polos do CHUC;
  • Junção e atualização dos dados de identificação de Utentes que se encontravam duplicados à data da entrada em produção.

De referir que, com o processo de migração, a Maternidade Doutor Daniel de Matos iniciou a utilização da aplicação SONHO e SClínico, ao nível da Urgência, pela primeira vez. Este projeto contou com a colaboração de várias equipas e técnicos da SPMS e do CHUC.

Do lado da SPMS, de forma permanente e ininterrupta, estiveram no terreno cerca de 15 técnicos e 10 no apoio remoto, nomeadamente:

• SONHO – Sistema Integrado de informação Hospitalar;
  • SClínico Hospitalar – Sistema Clínico Hospitalar;
  • LIGHt – Interoperabilidade;
  • CTH – Consulta a Tempo e Horas;
  • SIMH – Sistema de Informação Para a Morbilidade Hospitalar
  • SIGLIC – Sistema de Informação de Gestão na Lista de Inscritos Para a Cirurgia;
  • PEM – Prescrição Eletrónica Médica;
  • Unidade de Coordenação de Operações –  Segurança e Infraestruturas

Além da complexidade desta intervenção, destacam-se, ainda, as varias tarefas realizadas, tendo em conta dimensões como: HardWare, SoftWare, PeopleWare, LocalWare, IntegraWare, tais como:

• Gestão da Mudança;
  • Migração de Dados proveniente de base de dados de tecnologias e arquiteturas completamente diferentes;
  • Testes de Migração;
  • Formação: Médicos, Enfermeiros, Técnicos e Assistentes técnicos;
  • Testes de Integrações;
  • Testes Aplicacionais;
  • Parametrização das novas soluções;
  • Configuração e validação Postos de Trabalho

Para garantir a menor disrupção possível, as equipas da SPMS irão continuar a acompanhar as equipas do CHUC na monitorização dos sistemas informáticos e na necessidade de algumas otimizações, nos próximos dias.

Como curiosidade, desde o passado dia 29 de setembro até ao dia 09 de outubro, já foram registados 73 recém-nascidos de 71 partos na instituição.

Esta migração faz parte de um processo de implementação da Suite Hospitalar em todo o Centro Hospitalar, trabalhos esses que irão continuar nos próximos meses.

SPMS promove Webinar SClínico Hospitalar – Perfil Farmacêutico

14 Setembro, 2022

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, e o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, participaram na sessão de abertura do Webinar SClínico Hospitalar – Perfil Farmacêutico que decorreu nesta terça-feira, 13 de setembro, a partir das instalações da SPMS, em Lisboa.

Melhorias nos sistemas de informação da saúde evidenciadas no relatório de acesso

9 Setembro, 2022

Os sistemas de informação do Serviço Nacional de Saúde asseguram a recolha de dados, monitorização, interação e organização do acesso a cuidados de saúde em diferentes áreas específicas. Durante o ano de 2021, em plena pandemia, muitos sistemas registaram melhorias significativas, por exemplo, através da implementação de novas funcionalidades, tal como referido no Relatório Anual de Acesso de 2021, divulgado pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) no início deste mês.

SONHO V2 implementado com sucesso no CHTMAD

13 Julho, 2021

No dia 10 de julho realizou-se a implementação da Suite Hospitalar (SONHO v2 – SClínico – Plataforma Interoperabilidade (Light)), no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD). Tratou-se de uma operação tecnológica complexa, mas fundamental para a uniformização de processos e integração da informação clínica, visando a melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos […]

efficitur. felis eget nec commodo libero