Notícias

1º Workshop “Common Semantic Strategy” na SPMS

3 Outubro, 2018

No âmbito do projeto europeu “eHAction”, a SPMS, EPE promoveu o primeiro workshop sobre Common Semantic Strategy (CSS), que decorreu nos dias 01 e 02 de outubro, na sua sede em Lisboa.

Com o intuito de debater o desenvolvimento de uma Estratégia Semântica Comum, tendo em vista melhorar a interoperabilidade de informações clínicas de saúde, o workshop contou com a presença de Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, 11 representantes de países europeus e um da Comissão Europeia (CE).

1º Workshop css_spms

As principais temáticas abordadas passaram por aprofundar as propostas legislativas e não legislativas do comunicado da CE de 25 de abril de 2018, centradas na viabilização da transformação digital da saúde, dos cuidados no Mercado Único Digital e no aumento da literacia dos cidadãos em eHealth, no sentido de construir uma sociedade mais saudável.

Com o propósito de apoiar a ação dos Estados-Membros em matéria de saúde, o comunicado baseia-se em três pilares prioritários: acesso e partilha de registos eletrónicos de saúde dos cidadãosdados de saúde conectados que permitam avançar na pesquisa, prevenção e cuidados personalizados e ferramentas digitais para promover o empoderamento dos cidadãos e os cuidados centrados na pessoa.

1º Workshop css_spms_prof henrique

No decorrer do primeiro dia foram apresentados os sistemas de codificação internacionais, as terminologias e os standards utilizados em cada país participante e, ainda, o desenvolvimento da primeira parte da estratégia semântica comum – os seus princípios e objetivos principais.

Dando continuidade ao debate, o workshop prolongou-se na manhã de hoje, 02 de outubro, focando-se nos stakeholders e na discussão da segunda parte da estratégia semântica comum – levantamento de ideias e o seu gradual processo de implementação.

No final do workshop, o grupo de trabalho definiu os próximos passos, agendando uma videoconferência já para a próxima semana, de forma a consolidar ideias e a formalizá-las num único documento de trabalho, que, posteriormente, será enviado para aprovação do eHAction Steering Council.

Enquanto coordenadora do “eHAction”, a SPMS, EPE vai continuar a promover o diálogo, os esforços e iniciativas de cooperação entre os Estados-Membros, visando o desenvolvimento e implementação de medidas que procuram as melhores soluções no acesso à prestação de cuidados de saúde transfronteiriços e, deste modo, assegurando o sucesso deste projeto.

1º Workshop css_spms_2
Temas

| |

ULS Alentejo Central recebe primeiros computadores no âmbito do PRR 

22 Março, 2024

Foram entregues esta sexta-feira, 22 de março, os primeiros de cerca de 720 computadores, dos quais 491 desktops e 229 portáteis, destinados à modernização dos postos de trabalho dos cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).  O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, assinalou a ocasião com a entrega […]

SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços

22 Março, 2024

No dia em que assinala o seu 14.º aniversário, a SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços, com os 40 mais impactantes. Digital e acessível através do site, este catálogo é estratégico e essencial para divulgar a oferta de produtos e serviços da SPMS, promover a imagem da organização e reforçar a marca e […]

Catálogo de Produtos e Serviços SPMS

SPMS distinguida na HIMSS24

21 Março, 2024

A SPMS participou na conferência HIMSS24 Global Health, que decorreu em Orlando, nos Estados Unidos da América, entre os dias 11 e 15 de março. No âmbito da representação portuguesa, Cátia Sousa Pinto, gestora do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais da SPMS, foi distinguida com o prémio HIMSS Policy Influencer Award 2024, […]

Voltar
Voltar para o topo.