Notícias

Postais digitais no SNS

14 Setembro, 2018

Para assinalar o 39º aniversário do SNS, o Ministério da Saúde desenvolveu uma nova funcionalidade tecnológica destinada aos cidadãos internados.

Sob a responsabilidade da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, EPE), esta nova funcionalidade, designada por “Postais Digitais”, encontra-se já implementada no Centro Hospital do Tâmega e Sousa, E.P.E e, durante as próximas semanas, será instalada em todas as unidades de saúde hospitalares.

São postais ilustrados temáticos, em suporte digital, que permitem a quem está internado receber mensagens de familiares e amigos, em épocas festivas e especiais, eliminando distâncias geográficas, proporcionando maior bem-estar durante o período de internamento e, deste modo, contribuir para uma recuperação mais rápida.

Para compor estes postais, o utilizador pode aceder à funcionalidade através da Área do Cidadão do Portal SNS, ou pelo website da entidade hospitalar pretendida, selecionar o tema, a imagem alusiva e preencher o formulário com a mensagem e os dados do cidadão internado.

A validação dos dados é feita pela instituição hospitalar e, posteriormente, o postal é entregue ao cidadão internado. No caso dos hospitais que já aderiram ao projeto de desmaterialização, o postal é mostrado num tablet, se o processo ainda não estiver totalmente implementado, o mesmo é entregue em suporte papel. Caso o cidadão já não esteja internado, os serviços administrativos enviam o postal para a sua residência.

No  39º aniversário do SNS, esta iniciativa vem reforçar ainda mais a proximidade dos cidadãos aos serviços de saúde, fomentando a literacia digital em saúde.

Temas

|

Banner_generico_spms

Balcão e App SNS 24 recebem menção honrosa “Iscte Políticas Públicas” 

30 Novembro, 2022

A SPMS recebeu menção honrosa para os projetos App SNS 24 e Balcão SNS 24 na categoria “Administração Pública Central”. A cerimónia, que contou com o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, realizou-se ontem, dia 29 de novembro, no grande auditório do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

“Manter o doente no centro do sistema é uma preocupação da SPMS”

29 Novembro, 2022

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, participou na sessão de abertura do Colóquio organizado pela ANDAR – Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide. “Manter o doente no centro do sistema é uma preocupação da SPMS e agradeço à ANDAR por nunca nos deixar esquecer isso”, destacou o dirigente da SPMS durante a sua […]

“Exames Sem Papel” vence “Prémio Transformação Digital 2022”

28 Novembro, 2022

O Prémio Transformação Digital 2022 foi atribuído ao projeto “Exames Sem Papel”, na categoria “Promoção da Sociedade mais Inovadora e Digital”, na 2ª edição desta iniciativa promovida pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. A app SNS 24 foi reconhecida com uma menção honrosa na categoria “Proximidade com o […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.