Notícias

Assinatura de contrato de aquisição de meios aéreos para o INEM

7 Setembro, 2018

“Mais um concurso que foi feito com assinalável sucesso, bem estruturado, dentro de um prazo relativamente curto e sem ter havido litigância”, sublinhou Luís Meira, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Emergência Médica, IP (INEM, I.P.), durante a assinatura de Contrato de aquisição de meios aéreos para o INEM, que decorreu hoje, 7 de setembro, nas instalações da SPMS, em Lisboa.

Luís Meira destacou o facto de ser possível “fazer um upgrade e uma diferenciação do serviço, permitindo disponibilizar duas aeronaves médias para o transporte de dois doentes, ou em casos de situações de transplante, até uma equipa de cinco profissionais de saúde, apenas num só equipamento.”

inem_spms_meios aereos

As duas aeronaves médias e duas ligeiras constituem os meios mais diferenciados que o INEM tem e que, a partir do próximo dia 1 de novembro, estarão ao dispor de todos os portugueses, mantendo os custos do atual contrato, mas com acesso a mais meios e, consequentemente, com forte impacto na resposta a pedidos urgentes de assistência médica. Mais meios irão permitir uma melhor prestação de cuidados de saúde aos cidadãos.

Esta contratação garante, assim, um dispositivo permanente e exclusivo de quatro helicópteros, para situações de emergência médica, com equipas compostas por médicos e enfermeiros, bem como equipamentos e consumíveis assegurados diretamente pelo INEM, dispondo de capacidade para prestação de cuidados de Suporte Avançado de Vida.  De referir que, ao longo dos cinco anos de duração do contrato, todos os profissionais envolvidos terão acesso a formação.

Mais uma vez, o empenho e eficiência dos profissionais da SPMS asseguraram a celeridade e o sucesso da contratação pública, permitindo ao país ter um dispositivo de transporte aéreo de doentes do INEM.

No âmbito das suas atribuições, a SPMS, EPE desempenha um papel essencial na otimização de recursos existentes, com competência para propor estratégias de compras inovadoras, tendo por objetivo promover uma gestão mais eficaz e eficiente, racionalizando a aquisição de bens e serviços transversais do Ministério da Saúde.

inem_spms_meios aereos_2
Temas

| |

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
sem, vulputate, id id diam et, commodo felis
Voltar para o topo.