Notícias

Protocolo entre SPMS e IPST disponibiliza novo serviço informativo do SNS 24 sobre sangue e transplantação

9 Agosto, 2018

A SPMS, EPE e o IPST, IP – Instituto Português do Sangue e Transplantação celebraram um Protocolo de Cooperação no âmbito da dinamização e partilha de informação relevante para os cidadãos, através do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24. Assim, a partir desta quinta-feira, dia 9 de agosto, o SNS 24, em articulação com o IPST, disponibiliza um novo serviço informativo referente às questões relacionadas com dádiva de sangue e doação de órgãos.

Um dos objetivos deste serviço informativo passa por facilitar o acesso a informação sobre matérias até à data apenas acessíveis através dos canais de comunicação disponibilizados pelo IPST.

O serviço telefónico (808242424) possibilita uma maior abrangência, disponibilizando a informação a um maior número de cidadãos, todos os dias das 8h00 às 22h00, ou caso o cidadão opte pelo digital poderá enviar as suas questões para o endereço eletrónico: atendimento@sns24.gov.pt.

A informação enquadra-se em várias temáticas, nomeadamente: colheita e dádiva de sangue; doação e transplantação de órgãos; doação de medula óssea, direitos e isenção de taxas moderadoras, entre outras. Sob a coordenação da SPMS, EPE, o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24 integra serviços de triagem, aconselhamento e encaminhamento clínico (serviços prestados por enfermeiros) e, desde setembro de 2017, serviços administrativos e informativos.

A concretização do SNS 24 enquanto “balcão único” do SNS, assente num novo modelo de relação com o cidadão, veio permitir a implementação de um conjunto de novos serviços ao cidadão. Este é o primeiro serviço informativo de outra entidade de saúde a ser prestado pelo SNS 24, contribuindo para melhorar o acesso e proximidade do SNS ao cidadão. A articulação entre as duas entidades irá garantir a qualidade da informação prestada e, desta forma, assegurar a atualização e o rigor científico dos conteúdos informativos.

SNS24_NOVOS-SERVIÇOS

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Linha SNS 24: Estudo sobre o impacto no acesso à prestação de cuidados de saúde

9 Abril, 2024

Durante a pandemia da COVID-19, a Linha SNS 24 deu resposta a um aumento significativo de chamadas e procura pelos serviços de triagem clínica e encaminhamento dos utentes para unidades de saúde adequadas. Neste contexto, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) realizou uma análise à eficiência dos encaminhamentos realizados e à articulação da Linha com […]

Voltar
Voltar para o topo.