Notícias

Novo Módulo de Cirurgia de Ambulatório no SONHO e SClínico Hospitalar

28 Agosto, 2018

O novo módulo de Cirurgia de Ambulatório foi disponibilizado na primeira semana de agosto. Atualmente, esta área representa cerca de 2/3 da atividade cirúrgica do Serviço Nacional de Saúde.

Resultado da colaboração da SPMS, EPE com o CICA—Centro Hospitalar do Porto, a Ordem dos Enfermeiros, AESOP e APCA, ACSS e DGS, este novo módulo procura dar resposta e colmatar lacunas relativamente à falta de registos clínicos informatizados no SONHO/SClínico Hospitalar, próprios para esta área, o que até agora dificultava a partilha de informação entre profissionais e a consequente obtenção de indicadores.

Durante os primeiros meses deste ano, três instituições participaram, enquanto pilotos, e em junho decorreu o processo de formação a todas as unidades hospitalares que realizam cirurgias de ambulatório. Nas cerca de dez ações formativas promovidas em Lisboa, Porto e Coimbra, participaram mais de 300 profissionais do setor da saúde, incluindo assistentes técnicos, enfermeiros, médicos, equipas de gestão, administradores hospitalares e equipas de informática dos hospitais. 

sclinicocirurgiaambulatorio

Nestas formações, a SPMS teve oportunidade de recolher feedback, esclarecer o circuito e disponibilizar os manuais e a apresentação efetuada, para poder orientar a formação aos restantes profissionais das instituições, por parte dos key users que receberam e participaram nas ações da SPMS. Por outro lado, os hospitais tiveram também acesso, de forma pioneira, a um ambiente de formação centralizado de SONHO e SClínico Hospitalar, onde realizaram testes deste módulo, preparando, assim, os restantes profissionais da instituição para a entrada em produção, que decorre entre julho e agosto.

Até ao momento, cerca de 70% das entidades elegíveis já estão a utilizar este módulo, prevendo-se o alargamento à totalidade das entidades, nas próximas semanas.

A segunda fase do projeto contará com o apoio dos grupos de trabalho desta área, com foco nas melhorias a realizar no módulo, bem como na definição de indicadores a disponibilizar ao nível do BI SClínico Hospitalar.  

Banner_generico_spms_opcaoB

SONHO V2 implementado com sucesso no CHTMAD

13 Julho, 2021

No dia 10 de julho realizou-se a implementação da Suite Hospitalar (SONHO v2 – SClínico – Plataforma Interoperabilidade (Light)), no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD). Tratou-se de uma operação tecnológica complexa, mas fundamental para a uniformização de processos e integração da informação clínica, visando a melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos […]

Um ano de implementação do SONHO v2/SClínico no CHUC

24 Novembro, 2020

No dia 23 de novembro assinalou-se um ano de uma das maiores transformações digitais num centro hospitalar do Serviço Nacional de Saúde. O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), no seu Pólo dos Hospitais Universitários de Coimbra, passou a utilizar o SONHO v2/SClínico, sistemas de informação que sustentam a atividade assistencial do ponto de vista administrativo e clínico e suportam o processo clínico eletrónico.

banner_chuc

SClínico Hospitalar nos Serviços de Urgência da ULS da Guarda

19 Novembro, 2020

A implementação do módulo de urgência do SClínico Hospitalar na Unidade Local de Saúde da Guarda (Hospital Sousa Martins - Guarda, Hospital Nossa Senhora da Assunção – Seia e SUB de Vila Nova de Foz Côa) arrancou no dia 17 de novembro.

Voltar
co-financiamento
felis mattis libero. odio Aliquam suscipit tempus Curabitur non
Voltar para o topo.