Notícias

Registo Nacional de Profissionais de Saúde – Identificação Digital para Enfermeiros

27 Julho, 2018

A partir de hoje, 27 de julho, a SPMS, EPE, em articulação com a Ordem dos Enfermeiros (OE), disponibiliza o Módulo de Identificação Digital no Registo Nacional de Profissionais de Saúde (RNP), para todos os profissionais de enfermagem.

Esta medida vem permitir aos enfermeiros, incluindo do setor privado, registarem-se no RNP, terem os seus dados validados pela OE e poderem aceder ao Registo de Saúde Eletrónico (RSE). No âmbito do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), em vigor desde o dia 25 de maio, a identificação digital, correta e inequívoca de utilizadores de sistemas de informação, é absolutamente essencial.

Mas como é feito este processo de registo através do Módulo de Identificação Digital?

É simples. O enfermeiro vai à OE e pede o PIN, e é com esse PIN que preenche o pré-registo no RNP, disponibilizado pela SPMS, no qual coloca os seus dados de identificação e expressa o seu consentimento para a respetiva validação.  Após validação dos dados, pela Ordem dos Enfermeiros, será criado um registo no RNP e enviadas as credenciais de acesso ao profissional de enfermagem, do setor público ou privado, garantindo, assim, os procedimentos de segurança no acesso aos sistemas de informação do SNS, para o exercício da sua atividade.

Em matéria de consulta de dados de saúde, esta medida permite regular o acesso, dos profissionais de enfermagem, ao Registo Nacional do Testamento Vital (RENTEV), de acordo com a Portaria nº 141/2018, bem como a outras iniciativas integradas no SIMPLEX + Saúde, como é o caso do eBoletim de Vacinas, Nascer Utente, eBoletim de Saúde Infantil e Juvenil, entre outras.

Os enfermeiros são os primeiros profissionais de saúde com identificação digital no RNP. O Registo Nacional de Profissionais de Saúde poderá ser acedido, a partir de hoje, em https://rnp.min-saude.pt .

Temas

|

enfermeiros

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
venenatis, ipsum Aliquam libero in mattis
Voltar para o topo.