Notícias

SPMS no evento internacional C-Days 2018

23 Junho, 2018

No âmbito da cibersegurança, a SPMS participou no evento internacional C-Days, realizado nos dias 20 e 21 de junho, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, promovido pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS). A SPMS participou em dois momentos, com uma apresentação sobre os desafios da Cibersegurança no setor Saúde, nomeadamente no Serviço Nacional de Saúde, e como convidada na reunião de trabalho na Rede Nacional de CSIRT.

Na sua intervenção, a SPMS apresentou o Programa de Melhoria Contínua do Risco e Segurança da informação, com vista à criação de valor no setor da saúde, utilização de boas práticas comuns, ações de mitigação de vulnerabilidades e reforço de controlos de curto e médio prazo, entre outros indicadores. Tendo como principal objetivo a criação de um espaço para a discussão de todas as questões estratégicas, operacionais e técnicas relacionadas com cibersegurança, o C-Days reuniu diferentes públicos, desde a academia, à indústria e ao setor público.

A participação da SPMS foi importante pelo papel que desempenha no sistema de saúde português, no que respeita às questões de segurança da informação. A cooperação e sinergias nacionais e internacionais para conhecer e aprender com o que tem sido feito noutros setores, em matéria de cibersegurança, são fundamentais para melhorar o desempenho das instituições. A edição deste ano do C-Days permitiu, mais uma vez, partilhar experiências e informação, consolidando conhecimentos.  

Banner_generico_spms_opcaoB

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.