SPMS nas VI Jornadas da Qualidade do CH da Cova da Beira

9 Junho, 2018

Sob o tema “A Qualidade da Segurança nas Instituições de Saúde”, as VI Jornadas da Qualidade do Centro Hospitalar Cova da Beira realizaram-se, no dia 08 de junho, no auditório do Hospital Pêro da Covilhã – CHCB. A SPMS, EPE participou nesta iniciativa, representada pelo Núcleo de Cibersegurança.

Promover o debate das boas práticas e experiências no âmbito da qualidade da segurança nas organizações de saúde focando, essencialmente, a temática da Cibersegurança foi um dos objetivos da apresentação da SPMS.

Ao desempenhar o papel promotor de medidas e procedimentos de cibersegurança, tal como previsto no modelo de governação relativo à implementação da política de cibersegurança da saude (Despacho n.º 8877/2017), assim como de Elemento de Coordenação Operacional de Segurança (ECOS) da Saúde, reportando todos os incidentes de cibersegurança, de forma centralizada, ao Centro Nacional de Cibersegurança (Despacho n.º 1348/2017 ), a SPMS tem o compromisso de adotar um Programa (Governance, Gestão e Operação) para preservar as informações de saúde, protegendo os cidadãos e, simultaneamente, a adoção e alinhamento com as boas práticas de referência internacional.

Com a crescente preocupação junto de organizações, profissionais, utentes e sociedade em geral, esta iniciativa foi mais uma oportunidade para debater e esclarecer questões e aprofundar conhecimentos que irão permitir uniformizar procedimentos e metodologias de controlo da qualidade sobre a segurança de equipamentos, profissionais de saúde e cidadãos.

banner-cibersegurança

Curabitur libero sem, sed lectus consequat. felis Lorem tempus eget sit