Notícias

SNS Sem Papel e Inclusão Digital em debate na SPMS

27 Junho, 2018

A SPMS realizou nas suas instalações do Porto uma sessão de trabalho inserida na iniciativa “SNS Sem Papel”, que decorreu ontem, dia 26 de junho. Dando continuidade ao trabalho da sessão realizada no passado dia 06, em Lisboa, esta reunião contemplou uma vertente teórica, relacionada com o tema da inclusão digital dos cidadãos e dos profissionais de saúde, e uma vertente prática. 

snsporto6

A constituição de grupos de trabalho permitiu partilhar ideias e experiências, levando a um enriquecimento do debate e na análise de cinco temáticas distintas, referentes à discussão estratégica de inclusão digital e proximidade com o utente, Registo Nacional de Utentes, Área do Cidadão, documentação em papel e a sua eliminação e, ainda, a Telemedicina.

Contando com a participação de profissionais de saúde das várias Administrações Regionais de Saúde (ARS) do Norte, Centro, Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo, do Hospital de Ovar e da ULS de Bragança, a sessão foi dinamizada por Alexandra Ferreira Cabral, da  Direção de Sistemas de Informação da SPMS, EPE. 

snsporto1

Integrando-se na Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde (ENESIS 2020), “SNS Sem Papel” tem como objetivo central melhorar o acesso ao Serviço Nacional de Saúde, através da eliminação do papel nas instituições hospitalares, até 2020.

Na liderança desta iniciativa, a SPMS vai continuar a fomentar a adesão a atividades e projetos que visam a desmaterialização e simplificação de processos. 

snsporto4
snsporto5
Temas

|

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
eleifend quis, dolor nunc consectetur id Nullam justo mattis adipiscing Aenean elementum
Voltar para o topo.