Notícias

RIS2020 – Última fase do Diálogo Concorrencial

19 Junho, 2018

Arrancou ontem, 18 de junho, a última fase do procedimento do diálogo concorrencial para a Rede Informática da Saúde (RIS), absolutamente vital para manter em funcionamento todo o Serviço Nacional de Saúde.

No âmbito do diálogo concorrencial, desenvolvido pela SPMS, EPE, este processo denominado de RIS2020, para além da contratação da infraestrutura e de serviços vitais e críticos para a prestação de cuidados de saúde, adiciona a contratação de serviços de dados WIFI, a disponibilizar aos utentes das entidades de saúde do Ministério da Saúde (projeto WIFI UTENTE), bem como a contratação de serviços de comunicação unificadas para as mesmas entidades.

A infraestrutura de telecomunicações da RIS engloba tanto a estrutura física, constituída pelos meios de ligação física que permitem a conexão dos mais de 1.900 nós de acesso, distribuídos pelo território nacional, como os serviços estruturais de rede, necessários ao funcionamento dos diversos serviços aplicacionais.

Este concurso representa, assim, um salto tecnológico muito relevante para as entidades do SNS e do Ministério da Saúde, incrementando a disponibilização de novas funcionalidades, com mais-valias para cidadãos e profissionais, melhor qualidade na prestação de cuidados e maior sustentabilidade económica para o SNS.

A RIS é a rede privada multimédia que estabelece a ligação entre as redes locais de todos os organismos e serviços do Ministério da Saúde, assegurando a interligação das instituições de saúde do SNS. Através do diálogo concorrencial (com os operadores interessados), processo aquisitivo inovador, a exploração da RIS2020 está prevista para um período de 4 anos.      

Temas

|

banner-ris

SPMS reforça cooperação em Saúde Digital com países da CPLP

17 Maio, 2024

A SPMS marcou presença no Seminário “Diálogos da Cooperação em Saúde na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP)”, a convite da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS). O evento, que decorreu no passado dia 15 de maio, concentrou-se nos desafios e oportunidades da digitalização do setor da saúde nos países integrantes da comunidade.

Aprovado novo regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde

13 Maio, 2024

O Parlamento Europeu aprovou, no dia 24 de abril, o novo regulamento que estabelece o Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), marcando um avanço significativo na revolução digital da saúde na União Europeia. Esta medida estratégica tem como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos aos seus dados de saúde eletrónicos em todos os países membros, ao mesmo tempo que promove a interoperabilidade entre os sistemas de saúde europeus.

Voltar
Voltar para o topo.