Notícias

RIS2020 – Última fase do Diálogo Concorrencial

19 Junho, 2018

Arrancou ontem, 18 de junho, a última fase do procedimento do diálogo concorrencial para a Rede Informática da Saúde (RIS), absolutamente vital para manter em funcionamento todo o Serviço Nacional de Saúde.

No âmbito do diálogo concorrencial, desenvolvido pela SPMS, EPE, este processo denominado de RIS2020, para além da contratação da infraestrutura e de serviços vitais e críticos para a prestação de cuidados de saúde, adiciona a contratação de serviços de dados WIFI, a disponibilizar aos utentes das entidades de saúde do Ministério da Saúde (projeto WIFI UTENTE), bem como a contratação de serviços de comunicação unificadas para as mesmas entidades.

A infraestrutura de telecomunicações da RIS engloba tanto a estrutura física, constituída pelos meios de ligação física que permitem a conexão dos mais de 1.900 nós de acesso, distribuídos pelo território nacional, como os serviços estruturais de rede, necessários ao funcionamento dos diversos serviços aplicacionais.

Este concurso representa, assim, um salto tecnológico muito relevante para as entidades do SNS e do Ministério da Saúde, incrementando a disponibilização de novas funcionalidades, com mais-valias para cidadãos e profissionais, melhor qualidade na prestação de cuidados e maior sustentabilidade económica para o SNS.

A RIS é a rede privada multimédia que estabelece a ligação entre as redes locais de todos os organismos e serviços do Ministério da Saúde, assegurando a interligação das instituições de saúde do SNS. Através do diálogo concorrencial (com os operadores interessados), processo aquisitivo inovador, a exploração da RIS2020 está prevista para um período de 4 anos.      

Temas

|

banner-ris

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
facilisis Praesent id, Donec id venenatis, Praesent dictum porta.
Voltar para o topo.