Notícias

RIS2020 – Última fase do Diálogo Concorrencial

19 Junho, 2018

Arrancou ontem, 18 de junho, a última fase do procedimento do diálogo concorrencial para a Rede Informática da Saúde (RIS), absolutamente vital para manter em funcionamento todo o Serviço Nacional de Saúde.

No âmbito do diálogo concorrencial, desenvolvido pela SPMS, EPE, este processo denominado de RIS2020, para além da contratação da infraestrutura e de serviços vitais e críticos para a prestação de cuidados de saúde, adiciona a contratação de serviços de dados WIFI, a disponibilizar aos utentes das entidades de saúde do Ministério da Saúde (projeto WIFI UTENTE), bem como a contratação de serviços de comunicação unificadas para as mesmas entidades.

A infraestrutura de telecomunicações da RIS engloba tanto a estrutura física, constituída pelos meios de ligação física que permitem a conexão dos mais de 1.900 nós de acesso, distribuídos pelo território nacional, como os serviços estruturais de rede, necessários ao funcionamento dos diversos serviços aplicacionais.

Este concurso representa, assim, um salto tecnológico muito relevante para as entidades do SNS e do Ministério da Saúde, incrementando a disponibilização de novas funcionalidades, com mais-valias para cidadãos e profissionais, melhor qualidade na prestação de cuidados e maior sustentabilidade económica para o SNS.

A RIS é a rede privada multimédia que estabelece a ligação entre as redes locais de todos os organismos e serviços do Ministério da Saúde, assegurando a interligação das instituições de saúde do SNS. Através do diálogo concorrencial (com os operadores interessados), processo aquisitivo inovador, a exploração da RIS2020 está prevista para um período de 4 anos.      

Temas

|

banner-ris

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.