Notícias

Registo de Saúde Eletrónico – Acesso do Profissional

25 Junho, 2018

O Registo de Saúde Eletrónico (RSE) é uma das mais importantes iniciativas do Ministério da Saúde, colocando a tecnologia ao serviço da Saúde. Com o propósito de reunir informação clínica essencial para uma prestação de cuidados mais informada para cada cidadão, de forma a constituir um registo passível de ser partilhado entre o utente, profissionais de saúde e entidades prestadoras de serviços de saúde, públicas e privadas, o Registo de Saúde Eletrónico é uma evolução da Plataforma de Dados da Saúde.

Na área reservada do RSE, o profissional de saúde pode obter informação clínica sobre os seus doentes, através de indicadores que facilitam o conhecimento, diagnóstico e respetivo tratamento.

O RSE abrange, também, a Área do Cidadão, possibilitando ao cidadão a consulta do seu boletim de vacinas, as idas às urgências ou a consultas programadas, o acesso a resultados de exames, ou até mesmo as prescrições.

O profissional de saúde pode visualizar todos os registos efetuados pelo utente na sua Área do Cidadão, bem como os contactos feitos nas diversas instituições de saúde do país, mediante autorização do próprio cidadão. Aceder ao RSE é gratuito, muito fácil e está disponível via SClínico, ou sistema clínico equivalente, e via internet.

De forma a facilitar o acesso a todos os profissionais, a SPMS, EPE está a preparar um conjunto de sessões com o objetivo de prestar esclarecimentos aos profissionais de saúde, quer do setor público, quer do setor privado, de todas as novas funcionalidades do RSE. As inscrições estão abertas, mas requerem formalização aqui.

Numa perspetiva de melhorar a prestação de cuidados de saúde, o RSE vem reforçar a proximidade com o cidadão.  

Temas

Banner_generico_spms_opcaoB

Testamento Vital, um direito dos portugueses

19 Fevereiro, 2020

O testamento vital é um direito já conquistado em Portugal. Não sendo obrigatório, este é um direito e uma escolha do cidadão maior de idade, que consiste em expressar os cuidados médicos que desejaria, ou recusaria, numa situação clínica de incapacidade em expressar a sua vontade.

texto rentev

O Testamento Vital é um direito dos portugueses

3 Janeiro, 2020

No início de 2020, mais de 29 mil portugueses têm testamento vital. As mulheres continuam a exercer mais este direito, com 19 301 registos, ficando os homens nos 10 046 testamentos vitais no primeiro dia do ano.

texto rentev

Aviso: Indisponibilidade temporária do RENTEV

27 Junho, 2018

Por motivos de atualização do sistema RENTEV - Registo Nacional do Testamento Vital, a consulta aos testamentos vitais ficará temporariamente indisponível, hoje, às 18h, por um período máximo de 30 minutos.

Banner_generico_spms_opcaoB
Voltar
co-financiamento
luctus neque. mattis elementum consectetur justo ipsum libero id sit Donec dolor.
Voltar para o topo.