Notícias

MySNS Carteira e SI promovem atividade física do cidadão

5 Junho, 2018

Lisboa foi a cidade escolhida para o lançamento oficial do Plano de Ação Mundial para a Promoção da Atividade Física 2018-2030 da Organização Mundial da Saúde (OMS), que contou com a participação do Diretor-Geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ontem, dia 04 de junho.

Em alinhamento com os objetivos estratégicos do Programa para a Saúde, Portugal assume uma posição pioneira na implementação das orientações da União Europeia e da OMS nesta matéria. No que diz respeito à integração da promoção da atividade física no Serviço Nacional de Saúde, a SPMS desempenha um papel bastante importante.

Através dos sistemas de informação SClínico e PEM- Prescrição Eletrónica Médica, os profissionais de saúde, em contexto de consulta não urgente, podem prestar aconselhamento breve e prescrever atividade física ao utente. Atualmente estão a ser implementados vários projetos-piloto em Unidades de Saúde do SNS, com vista à promoção da atividade física.

Para incentivar o exercício físico regular e ir ao encontro dos objetivos do Programa para a Saúde, a app MySNS Carteira eletrónica integra, desde janeiro, o cartão de atividade física, disponibilizando várias funcionalidades que permitem monitorizar os níveis de atividade física do cidadão.

Contador de passos, calorias gastas, distância percorrida e gráfico de média de passos são algumas dessas funcionalidades. Melhorar a literacia em Saúde e promover a atividade física, fundamental para prevenir doenças não transmissíveis, é um desafio e uma das prioridades do SNS, que conta com o apoio dos Sistemas de Informação da Saúde.    

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “tem de ser muito bem utilizado” para permitir o “salto tecnológico” do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto. O diretor executivo do SNS acredita que “a SPMS está a fazer esse […]

“É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”

25 Novembro, 2022

“Estamos aqui para a segunda eHealth Sessions. A ideia de criar estas sessões de debate de temas de saúde digital foi de facto uma boa ideia”, sublinhou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na sessão de abertura no auditório da Fundação Eng. António de Almeida. “É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”, observou, […]

eHealth Sessions 2 I Estamos à sua espera

25 Novembro, 2022

A Fundação Eng. António de Almeida já abriu as portas e está à sua espera! A estratégia nacional para a implementação de um Registo de Saúde Eletrónico Único é um dos temas em debate numa sessão que arranca com Maria de Belém Roseira, jurista e ex-ministra da Saúde. Num evento centrado nos Dados em Saúde, […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.