Notícias

MySNS Carteira e SI promovem atividade física do cidadão

5 Junho, 2018

Lisboa foi a cidade escolhida para o lançamento oficial do Plano de Ação Mundial para a Promoção da Atividade Física 2018-2030 da Organização Mundial da Saúde (OMS), que contou com a participação do Diretor-Geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ontem, dia 04 de junho.

Em alinhamento com os objetivos estratégicos do Programa para a Saúde, Portugal assume uma posição pioneira na implementação das orientações da União Europeia e da OMS nesta matéria. No que diz respeito à integração da promoção da atividade física no Serviço Nacional de Saúde, a SPMS desempenha um papel bastante importante.

Através dos sistemas de informação SClínico e PEM- Prescrição Eletrónica Médica, os profissionais de saúde, em contexto de consulta não urgente, podem prestar aconselhamento breve e prescrever atividade física ao utente. Atualmente estão a ser implementados vários projetos-piloto em Unidades de Saúde do SNS, com vista à promoção da atividade física.

Para incentivar o exercício físico regular e ir ao encontro dos objetivos do Programa para a Saúde, a app MySNS Carteira eletrónica integra, desde janeiro, o cartão de atividade física, disponibilizando várias funcionalidades que permitem monitorizar os níveis de atividade física do cidadão.

Contador de passos, calorias gastas, distância percorrida e gráfico de média de passos são algumas dessas funcionalidades. Melhorar a literacia em Saúde e promover a atividade física, fundamental para prevenir doenças não transmissíveis, é um desafio e uma das prioridades do SNS, que conta com o apoio dos Sistemas de Informação da Saúde.    

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.