Notícias

HealtheID em debate na “2nd Lisbon eHealth Summer Week”

20 Junho, 2018

“Mais ninguém está a construir o HealtheID. Somos nós!”, foram algumas das palavras de Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, durante o primeiro workshop sobre o projeto HealtheID, no segundo dia da iniciativa “2nd Lisbon eHealth Summer Week”, que decorreu, hoje, no Centro Cultural de Belém.

Sob a coordenação da SPMS, EPE, o projeto, criado por um consórcio de países europeus, tem como objetivo a identificação e autenticação transfronteiriça de cidadãos na área da saúde, permitindo o acesso a registos de saúde e a prescrição de serviços, de forma digital, na Europa.

A identificação eletrónica é um mecanismo fundamental para garantir a segurança de transações digitais, sobretudo quando se trata de dados de saúde. 

dia2-ehealthid4

Neste primeiro encontro, a implementação e a análise de desafios foram a prioridade, com foco no levantamento de questões técnicas e legais, como a adoção do regulamento eIDAS (Electronic IDentification, Authentication and trust Services).

Desempenhando um papel crucial na transformação digital da saúde, a SPMS vai continuar a promover encontros para o desenvolvimento do projeto HealtheID, que procura, acima de tudo, a melhoria do sistema de saúde para cidadãos e profissionais no contexto europeu. A “2nd Lisbon eHealth Summer Week”, assume-se como um espaço de reuniões de projeto, centradas no eHealth, fomentando o debate de estratégias de desenvolvimento, implementação, mais-valias e o futuro dos diferentes serviços eHealth, fundamentais para a saúde.

No primeiro dia, foi promovido um workshop sobre o EURO CAS (The eHealth Interoperability Conformity Assessment Scheme for Europe), muito dinâmico e participativo, focado na interoperabilidade e acreditação de sistemas. 

dia3-eheatlh4

Comissão Europeia elogia “2nd Lisbon eHealth Summer Week”

29 Junho, 2018

A Comissão Europeia elogiou a “2nd Lisbon eHealth Summer Week”, pela organização, reforço de sinergias e partilha de boas práticas em matéria de saúde digital. Promovida pela SPMS, EPE, a iniciativa decorreu entre 19 e 22 de junho, no Centro Cultural de Belém e, simultaneamente, realizaram-se reuniões de projetos internacionais nas instalações da SPMS, em Lisboa e no Porto.

eHMSEG marca encerramento da “2nd Lisbon eHealth Summer Week”

22 Junho, 2018

No último dia da “2nd Lisbon eHealth Summer Week” realizaram-se duas reuniões técnicas, no Centro Cultural de Belém, relacionadas com a ETHEL e o eHMSEG, e que contaram com a presença de participantes de diferentes Estados-Membros da União Europeia.

Lisbon eHealth Summer Week, vista de lisboa

HL7 Portugal em análise na SPMS

22 Junho, 2018

No âmbito da “2nd Lisbon eHealth Summer Week”, a SPMS promoveu o workshop “HL7 Portugal”, que teve lugar, hoje, nas instalações da SPMS do Porto.

Voltar
Voltar para o topo.