Notícias

SPMS participa em projeto-piloto com CHUC na criação da plataforma de indicadores na área de enfermagem

7 Junho, 2018

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está a colaborar com a SPMS, EPE num projeto-piloto que tem por objetivo definir e operacionalizar estratégias de promoção da qualidade de cuidados de enfermagem, para a criação de uma plataforma de indicadores específicos, que se irá constituir como um eixo fundamental nas políticas de gestão dos serviços de saúde e segurança dos cuidados.

A cerimónia de apresentação deste projeto-piloto decorreu no dia 04 de junho, no Grande Auditório do CHUC. A plataforma inovadora, denominada BI SClínico Hospitalar, assenta em tecnologias de business intelligence e permite aos utilizadores explorarem indicadores com segurança, fiabilidade e confiança.

Desenvolvida pela SPMS e inserida na estratégia definida pelo Ministério da Saúde para a área de informatização clínica pretende uniformizar procedimentos de registos clínicos, práticas e informação a nível nacional, possibilitando uma melhor assistência e acompanhamento ao cidadão.

O projeto apresenta vertentes médicas e de enfermagem, sendo que, neste segundo âmbito, conta com o know how de enfermeiros do CHUC, é orientado para a construção de consensos em torno de um painel de indicadores entendidos como úteis, explorando o potencial de produção desses indicadores a partir da documentação clínica de enfermagem e apostando, assim, na criação de novas ferramentas e numa metodologia mais ágil e mais amigável, com ganhos óbvios para a saúde.

Os enfermeiros priorizam como indicadores aqueles que radicam em métricas tradutoras de resultados e ganhos em saúde, centrados na pessoa, nomeadamente ao nível da prevenção de complicações e resolução de diagnósticos de enfermagem, e em indicadores que traduzem a evolução das condições de saúde desde a admissão até à alta.

Para além destes, a plataforma vai também apostar em  indicadores epidemiológicos, tradutores das condições inerentes à prestação de cuidados, bem como do próprio processo de cuidados. Importa salientar que este projeto surge no seguimento de um outro projeto iniciado pela SPMS sobre a parametrização nacional única do perfil enfermeiro, e por isso compreende a criação de sistemas de grande diversidade de indicadores de gestão que comuniquem entre si, por forma a medir a qualidade da informação produzida, bem como a integração de dados que concorrem para a desejada normalização de parâmetros a nível nacional.

A plataforma vai também disponibilizar indicadores de saúde em diversas áreas da prestação de cuidados de saúde ao cidadão, indicadores de apoio à gestão das unidades e para o desenvolvimento das competências profissionais, sendo um auxílio importante na produção de trabalhos científicos, relatórios diversos de atividade, entre outros, que vão poder ser adaptados à medida das necessidades sentidas pelos serviços ou pelos profissionais.

A apresentação da plataforma contou com com a presença de cerca de 150 enfermeiros, representantes da SPMS e do Presidente do Conselho Diretivo Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, Ricardo Correia de Matos.

Esta iniciativa insere-se no importante e complexo processo de migração que está a decorrer no CHUC, em conjunto com a SPMS, no sentido de alargar a utilização do sistema Sonho e SClínico Hospitalar à totalidade deste Centro Hospitalar, prevendo-se a sua conclusão até final deste ano.      

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.