Notícias

Testamento Vital na MySNS Carteira

24 Maio, 2018

O interesse pelo direito ao Testamento Vital continua a aumentar, nomeadamente nas gerações mais novas e utilizadoras de novas tecnologias. A app MySNS Carteira eletrónica da Saúde permite, deste outubro do ano passado, consultar o Testamento Vital, de uma forma simples e segura, podendo o cidadão descarregar o documento no seu telemóvel.

Com mais de 163 mil downloads feitos, esta aplicação, utilizada por todas as faixas etárias, permite guardar diferentes cartões digitais de saúde.

Através da MySNS Carteira, a informação que consta no Testamento Vital fica disponível, como determina a lei, nos locais onde poderá ser útil. O preenchimento da Diretiva Antecipada da Vontade (DAV) e a entrega no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da área de residência, ou num Balcão RENTEV – Registo Nacional do Testamento Vital, são as condições necessárias para que o documento fique ativo, permitindo que este direito de todo o cidadão, maior de idade, possa ser alterado ou revogado a qualquer momento pelo cidadão.

Com a app MySNS Carteira, cerca de 21 mil cidadãos já podem aceder ao Testamento Vital, o número atual de registos, com maior prevalência no género feminino. O documento que salvaguarda a vontade e os cuidados que se pretende receber, ou não, num contexto clínico de incapacidade e sem autonomia, foi registado, até ontem, 23 de maio, por 13 705 mulheres e 7 244 de homens, verificando-se o maior número entre os 65 e os 80 anos, seguida pela faixa entre os 35-50 anos.

Pensada para o utente e cumprindo os requisitos da Comissão Nacional da Proteção de Dados (CNPD), esta aplicação irá integrar mais novos cartões digitais, para além do acesso à informação da saúde, à consulta do guia de tratamento, do boletim de vacinas, do cartão de atividade física ou do testamento vital que, até à data, obteve 400 visualizações.

A MySNS Carteira insere-se no Programa Simplex do Ministério da Saúde, possibilitando ao cidadão a gestão e a autorização da partilha de informação com profissionais de saúde.

RENTEV assinala 9 anos a registar testamentos vitais

1 Julho, 2023

Em funcionamento desde 2014, o Registo Nacional do Testamento Vital - RENTEV comemora este sábado, 1 de julho, 9 anos de simplificação no procedimento de registo de toda a informação relativa ao testamento vital.

Testamento Vital, direito de expressar vontades antecipadas sobre cuidados de saúde

3 Junho, 2022

O testamento vital é o documento onde o cidadão maior de idade pode, livremente, manifestar a sua vontade sobre os cuidados de saúde que deseja, ou não, receber quando estiver incapaz de expressar a sua decisão. Permite também a nomeação de um procurador de cuidados de saúde. Não é obrigatório, mas é um direito conquistado em Portugal.

Voltar
Voltar para o topo.