Notícias

SPMS participa na 1ª edição do Exercício Nacional de Cibersegurança 2018

10 Maio, 2018

A SPMS, EPE está a participar, desde ontem, na primeira edição do Exercício Nacional de Cibersegurança 2018 (ExNCS), que decorre em Lisboa até hoje, 10 de maio.

Promovido pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), o ExNCS tem como objetivo testar e avaliar os métodos e procedimentos na área de cibersegurança, nas entidades dos setores público e privado, em áreas distintas como energia, energia, transportes, banca e saúde, visando a criação de sinergias à escala nacional.

A SPMS, EPE participa na modalidade de Observador, tendo como finalidade observar o decurso do Exercício, nomeadamente ao nível da preparação na capacidade de resposta, das diversas entidades, perante potenciais ciberataques e, também, com  o objetivo de consubstanciar a participação futura, adquirindo aprendizagens com os outros participantes, bem como estabelecer um espírito de cooperação nacional com todos os envolvidos no ExNCS.

Neste simulacro, o ExNCS conta com a participação de cerca de 20 entidades na modalidade de “jogador” e 28 observadores, num cenário de diferentes ciberataques que pretendem causar disrupção no fornecimento de serviços em vários setores.

Enquanto organismo que tem por missão a cooperação, partilha de conhecimento e informação, bem como o desenvolvimento de atividades de prestação de serviços nas áreas dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação, garantindo a operacionalidade e segurança das infraestruturas tecnológicas e dos sistemas de informação do Ministério da Saúde, a SPMS, EPE assume um papel importante na Exercício Nacional de Cibersegurança, adquirindo e partilhando conhecimento nesta matéria, essencial para o país.

A SPMS desempenha o papel de Elemento de Coordenação Operacional de Segurança (ECOS) da Saúde, reportando todos os incidentes de cibersegurança, de forma centralizada, ao  Centro Nacional de Cibersegurança. (Despacho n.º 1348/2017 ).

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
elit. ut elit. Praesent at venenatis
Voltar para o topo.