Notícias

SPMS participa na 1ª edição do Exercício Nacional de Cibersegurança 2018

10 Maio, 2018

A SPMS, EPE está a participar, desde ontem, na primeira edição do Exercício Nacional de Cibersegurança 2018 (ExNCS), que decorre em Lisboa até hoje, 10 de maio.

Promovido pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), o ExNCS tem como objetivo testar e avaliar os métodos e procedimentos na área de cibersegurança, nas entidades dos setores público e privado, em áreas distintas como energia, energia, transportes, banca e saúde, visando a criação de sinergias à escala nacional.

A SPMS, EPE participa na modalidade de Observador, tendo como finalidade observar o decurso do Exercício, nomeadamente ao nível da preparação na capacidade de resposta, das diversas entidades, perante potenciais ciberataques e, também, com  o objetivo de consubstanciar a participação futura, adquirindo aprendizagens com os outros participantes, bem como estabelecer um espírito de cooperação nacional com todos os envolvidos no ExNCS.

Neste simulacro, o ExNCS conta com a participação de cerca de 20 entidades na modalidade de “jogador” e 28 observadores, num cenário de diferentes ciberataques que pretendem causar disrupção no fornecimento de serviços em vários setores.

Enquanto organismo que tem por missão a cooperação, partilha de conhecimento e informação, bem como o desenvolvimento de atividades de prestação de serviços nas áreas dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação, garantindo a operacionalidade e segurança das infraestruturas tecnológicas e dos sistemas de informação do Ministério da Saúde, a SPMS, EPE assume um papel importante na Exercício Nacional de Cibersegurança, adquirindo e partilhando conhecimento nesta matéria, essencial para o país.

A SPMS desempenha o papel de Elemento de Coordenação Operacional de Segurança (ECOS) da Saúde, reportando todos os incidentes de cibersegurança, de forma centralizada, ao  Centro Nacional de Cibersegurança. (Despacho n.º 1348/2017 ).

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “tem de ser muito bem utilizado” para permitir o “salto tecnológico” do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto. O diretor executivo do SNS acredita que “a SPMS está a fazer esse […]

“É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”

25 Novembro, 2022

“Estamos aqui para a segunda eHealth Sessions. A ideia de criar estas sessões de debate de temas de saúde digital foi de facto uma boa ideia”, sublinhou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na sessão de abertura no auditório da Fundação Eng. António de Almeida. “É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”, observou, […]

eHealth Sessions 2 I Estamos à sua espera

25 Novembro, 2022

A Fundação Eng. António de Almeida já abriu as portas e está à sua espera! A estratégia nacional para a implementação de um Registo de Saúde Eletrónico Único é um dos temas em debate numa sessão que arranca com Maria de Belém Roseira, jurista e ex-ministra da Saúde. Num evento centrado nos Dados em Saúde, […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.