Notícias

SPMS participa na 1ª edição do Exercício Nacional de Cibersegurança 2018

10 Maio, 2018

A SPMS, EPE está a participar, desde ontem, na primeira edição do Exercício Nacional de Cibersegurança 2018 (ExNCS), que decorre em Lisboa até hoje, 10 de maio.

Promovido pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), o ExNCS tem como objetivo testar e avaliar os métodos e procedimentos na área de cibersegurança, nas entidades dos setores público e privado, em áreas distintas como energia, energia, transportes, banca e saúde, visando a criação de sinergias à escala nacional.

A SPMS, EPE participa na modalidade de Observador, tendo como finalidade observar o decurso do Exercício, nomeadamente ao nível da preparação na capacidade de resposta, das diversas entidades, perante potenciais ciberataques e, também, com  o objetivo de consubstanciar a participação futura, adquirindo aprendizagens com os outros participantes, bem como estabelecer um espírito de cooperação nacional com todos os envolvidos no ExNCS.

Neste simulacro, o ExNCS conta com a participação de cerca de 20 entidades na modalidade de “jogador” e 28 observadores, num cenário de diferentes ciberataques que pretendem causar disrupção no fornecimento de serviços em vários setores.

Enquanto organismo que tem por missão a cooperação, partilha de conhecimento e informação, bem como o desenvolvimento de atividades de prestação de serviços nas áreas dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação, garantindo a operacionalidade e segurança das infraestruturas tecnológicas e dos sistemas de informação do Ministério da Saúde, a SPMS, EPE assume um papel importante na Exercício Nacional de Cibersegurança, adquirindo e partilhando conhecimento nesta matéria, essencial para o país.

A SPMS desempenha o papel de Elemento de Coordenação Operacional de Segurança (ECOS) da Saúde, reportando todos os incidentes de cibersegurança, de forma centralizada, ao  Centro Nacional de Cibersegurança. (Despacho n.º 1348/2017 ).

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
sit eleifend consectetur Donec id odio Phasellus diam risus dictum Nullam Aliquam
Voltar para o topo.