Notícias

SPMS e Aces Algarve dinamizam ação de Literacia Digital do cidadão

25 Maio, 2018

Com o objetivo de incrementar a literacia digital na Saúde, junto da população do ACeS Algarve – Sotavento, a SPMS participa na iniciativa que está a decorrer, hoje de manhã, na Biblioteca de Castro Marim.

Inserindo-se no Registo de Saúde Eletrónico, esta ação promove a inclusão digital dos cidadãos, envolvendo juntas de freguesia, universidades séniores e outras instituições, tendo como finalidade dotar os participantes de conhecimentos sobre plataformas digitais, como a Área do Cidadão do Portal SNS.

aces algarve_literacia digital1

Capacitar a população para uma maior responsabilização da sua saúde, envolvendo o poder local na disseminação do conhecimento digital, é o propósito inicial desta ação, que conta com os municípios de Vila Real de Sto. António, Castro Marim e Alcoutim.

aces algarve_literacia digital2

Reforçar a proximidade com as populações locais, para informar e divulgar novas ferramentas é fundamental para melhorar a literacia digital na Saúde. Alinhada com esta estratégia, a SPMS desenvolveu materiais informativos, como flyers e roll ups, que facilitam a transmissão deste conhecimento e melhoram a comunicação com o cidadão.

O Algarve já aderiu ao “SNS Sem Papel”, esta sessão vem contribuir, também, para promover as vantagens de um Serviço Nacional de Saúde mais digital.

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.