SONHO-CSP e SClínico-CSP asseguram consolidação dos SI nos Cuidados de Saúde Primários a partir de junho

24 Maio, 2018

A SPMS, EPE já disponibiliza a nova aplicação administrativa SONHO-CSP, que vem substituir o SINUS e o MARTA nos Cuidados de Saúde Primários, desde o dia 19 de março, data em que foi instalada na Unidade de Saúde Familiar (USF) de São João do Porto, integrada na ARS Norte.

Esta implementação tem tido uma excelente recetividade por parte dos utilizadores, destacando-se o “salto qualitativo enorme” ao nível da gestão de agenda, de horário e indisponibilidades, bem como a grande melhoria do fluxo de informação e dos processos, uma vez que, no mesmo ecrã, são disponibilizados os dados do utente, os seus eventos e as taxas moderadoras associadas. “A primeira impressão é que finalmente chegámos ao século XXI”, segundo alguns dos utilizadores.

Do ponto de vista tecnológico, este sistema disponibiliza uma nova imagem, graficamente mais apelativa e intuitiva, o que facilita a sua utilização e contribui para a redução de sistemas de informação em uso, uma vez que substitui as aplicações SINUS e MARTA.

O SONHO-CSP vem, assim, alterar e melhorar vários conceitos, nomeadamente o conceito de multi-instituição, deixando de se focar na instalação local, por unidade de saúde e focando-se no utente como elemento central, dando resposta às múltiplas unidades que o utente pode frequentar.

Por outro lado, passa a ser possível dar resposta à estrutura organizativa de 2008, em alinhamento com o Decreto-Lei n.º 28/2008, que reconhece os Cuidados de Saúde Primários como o pilar central do sistema de saúde e, na nova aplicação, encontram-se já definidos os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) e as respetivas unidades funcionais (USF, UCSP, UCC, USP e URAP).

O novo sistema de informação melhora e disponibiliza mais funcionalidades, de entre as quais se destacam:

• Agenda multiprofissional, permitindo uma visão para mais do que um profissional em simultâneo;
  • Períodos de ausência parciais, não obrigando à definição de ausência de dias completos;
  • A alteração dos horários dos profissionais não obrigando a remarcar todas as consultas agendadas, como se verifica;
  • Maior rastreabilidade e acesso a histórico de acessos do utilizador.

O objetivo da SPMS é alargar este sistema a todo o SNS, com a colaboração das ARSs e ULSs, confirmando, desta forma, a forte aposta da SPMS, EPE nos sistemas de informação para os Cuidados de Saúde Primários, no mais curto espaço de tempo possível e, em paralelo, tirando partido das potencialidades associadas a esta nova abordagem, disponibilizando novas funcionalidades, novos perfis, uma maior simplificação e uma maior orientação para as reais necessidades dos Utentes e dos Profissionais de Saúde.

A partir do próximo mês de junho, o SONHO-CSP e SClínico-CSP asseguram a consolidação dos Sistemas de Informação nos Cuidados de Saúde Primários, por ACeS.

SONHO V2 implementado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

A migração do SONHO V1 para SONHO V2 foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Volvidos 25 anos de utilização da versão 1 deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, para suporte ao serviço administrativo e clínico, implementou-se, em junho, a versão 2, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais.

SONHO V2 implementado com sucesso no CHTMAD

13 Julho, 2021

No dia 10 de julho realizou-se a implementação da Suite Hospitalar [SONHO v2 – SClínico – Plataforma Interoperabilidade (Light)], no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).