Notícias

RIS2020 – Mais serviços, melhor qualidade

4 Maio, 2018

A RIS – Rede Informática da Saúde é uma rede privada multimédia que faz a ligação entre as redes locais de todos os organismos e serviços do Ministério da Saúde, assegurando a interligação das instituições de saúde e assumindo um papel vital na atividade diária de todo o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Englobando mais de 2 200 circuitos de dados, distribuídos pelas várias instituições do SNS, a RIS é um ponto fulcral de todo o sistema informático do Ministério da Saúde, sendo o acesso e bom uso da informação um fator crucial para a qualidade dos cuidados de saúde e sustentabilidade do SNS.

Desde 2014, e por um período de 3 anos, a RIS foi definida e implementada com recurso a um programa de procedimento de diálogo concorrencial. Face à proximidade do término do prazo de vigência do contrato da atual RIS, e ao desenvolvimento tecnológico verificado desde a sua entrada em funcionamento, a SPMS, EPE identificou uma oportunidade estratégica de proporcionar uma nova Rede de Informação de Saúde, designada RIS2020.

A premência nesta contratação é ainda maior tendo em conta as exigências em termos de velocidade de comunicações que, atualmente, são muito superiores, bem como a utilização de sistemas de informação, no quadro do setor da saúde a nível nacional, implicando uma sobrecarga da rede, incompatível com a capacidade atual. A RIS2020 catapulta o conceito da atual RIS para níveis de serviço e complexidade não alcançáveis no atual modelo.

Neste contexto, foi publicada ontem, 3 de maio, em Diário da República, a Portaria conjunta das Finanças e da Saúde n.º 255/2018, apresentando a necessidade de contratação, devido ao prazo de vigência do contrato da atual RIS estar a terminar.

A RIS2020 prevê um conjunto de melhorias e novos serviços, com claros benefícios qualitativos e económicos, destacando-se:

  • maior largura de banda em todo o Serviço Nacional de Saúde, de forma a promover a qualidade e acesso aos cuidados e, simultaneamente, reduzir desperdício;
  • melhorar os serviços telefónicos nos Cuidados de Saúde Primários;
  • criar novos padrões de cibersegurança e de segurança de dados em todo o SNS, visando fazer face às ameaças, cujo impacto pode ter importantes repercussões nas atividades das organizações do Ministério da Saúde.

O processo aquisitivo visa a exploração da RIS2020 por um período de 4 anos.

Consulte na íntegra a Portaria n.º 255/2018 – Diário da República n.º 85/2018, Série II de 2018-05-03 115209805

Temas

|

banner-ris

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.