Notícias

SPMS colabora no Plano de Ação Nacional Para a Atividade Física

20 Abril, 2018

No âmbito da sessão comemorativa do Dia Mundial da Atividade Física 2018, realizada a 20 de abril no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, com transmissão por livestreaming assegurada pela SPMS, EPE, foi apresentado o website sobre o Plano de Ação Nacional Para a Atividade Física (PANAF), bem como o vídeo “Promoção da Atividade Física nos Cuidados de Saúde Primários”, ambos desenvolvidos pela SPMS, EPE.

Com competências reconhecidas pelo Ministério da Saúde ao nível de produtos tecnológicos, multimédia e vídeos promocionais sobre estilos de vida saudáveis, a SPMS, EPE assume, assim, um papel importante na promoção da atividade física junto dos portugueses. Inserindo-se numa estratégia comunicacional de maior proximidade com o cidadão e as diversas instituições, a plataforma do PANAF (www.panaf.gov.pt) tem como principal objetivo sensibilizar e informar sobre as vantagens de praticar exercício físico.

Tendo como prioridade a divulgação das iniciativas mais marcantes de promoção da atividade física e do desporto em Portugal, o website está em atualização, constituindo-se como um meio diferenciador para alavancar a iniciativa de todos os agentes, apresentar projetos inovadores e na partilha experiências e de boas práticas.

Resultante do envolvimento de quatro ministérios (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Educação, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Saúde), o PANAF vai facultar informação aos cidadãos sobre as opções disponíveis para a prática de atividade física e, por outro lado, contribuir para que os vários setores da sociedade desenvolvam programas de promoção da atividade física, incentivando a implementação de projetos como a mobilidade ativa, o local de trabalho ou os cuidados de saúde.

Em alinhamento com os objetivos estratégicos do Programa para a Saúde, esta iniciativa contribui para que Portugal assuma uma posição pioneira na implementação das orientações da União Europeia e da Organização Mundial da Saúde, no que diz respeito à promoção da atividade física. Através dos sistemas de informação, nomeadamente da disponibilização de funcionalidades no SClínico e na PEM- Prescrição Eletrónica Médica dedicadas à avaliação, aconselhamento breve e prescrição de atividade física, ou do cartão de atividade física inserido na app MySNS Carteira eletrónica da Saúde, a SPMS, EPE é fundamental para reforçar a integração da promoção da atividade física nos cuidados de saúde do SNS.

SPMS recebe prémio internacional para melhor campanha de marketing

13 Junho, 2024

“Foi com grande satisfação que vimos este reconhecimento internacional, que é um incentivo a continuar o trabalho em prol do aumento da literacia em saúde dos cidadãos, com verdade, autenticidade e proximidade”, realçou Sandra Cardoso, diretora de Comunicação e Relações Públicas da SPMS, ao receber o prémio pela Campanha “Ligue Antes, Salve Vidas”, ontem, 12 […]

Ministra da Saúde visita SNS 24 e destaca humanismo do serviço SNS Grávida

4 Junho, 2024

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, visitou as instalações do SNS 24, em Lisboa, acompanhada pela presidente da SPMS, Sandra Cavaca, nesta terça-feira, dia 4 de junho. O vogal executivo, Nuno Costa, e o diretor do Centro Nacional de Telessaúde I SNS 24, João Oliveira, estiveram presentes na visita. A governante observou o funcionamento […]

16 mil novos computadores entregues nos Cuidados de Saúde Primários

4 Junho, 2024

A distribuição de cerca de 16 mil computadores para os Cuidados de Saúde Primários foi concluída nas Unidades Locais de Saúde (ULS) do país. Trata-se de um investimento superior a 10 milhões de euros, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O parque informático dos Cuidados de Saúde Primários foi renovado com equipamentos […]

Voltar
Voltar para o topo.