Notícias

SPMS em “MAIS PARTICIPAÇÃO, Melhor Saúde”

6 Março, 2018

No passado dia 3 de março, a SPMS participou  no evento “Informação sobre a nossa saúde: acesso e proteção de dados”, que decorreu na Faculdade de Ciências Sociais Humanas de Lisboa, e está integrado no projeto “MAIS PARTICIPAÇÃO, Melhor Saúde”.

Esta iniciativa teve como principais objetivos : desenvolver a compreensão da legislação sobre Proteção de Dados e as alterações introduzidas pelo Novo Regulamento, tanto para as associações de doentes como para os prestadores de cuidados de saúde; desenvolver o conhecimento e promover o Acesso aos Documentos Administrativos na área da saúde, por exemplo, o processo clínico.

Em representação da SPMS, Cristiano Marques concretizou o terceiro objetivo , que consistiu na apresentação do Registo de Saúde Eletrónico, na Área do Cidadão do Portal SNS e nas apps MySNS.

cm2

MAIS PARTICIPAÇÃO, melhor saúde é um projeto colaborativo de investigação-ação que tem por finalidade promover a participação e a capacitação de representantes das pessoas com ou sem doença, no âmbito dos processos de tomada de decisão em saúde, a nível político e institucional, em Portugal.

Todo o projeto assenta numa metodologia participativa, de aprendizagem com os pares, em que as pessoas com ou sem doença/ativistas integram e facilitam os grupos de trabalho, desenvolvem todas as atividades e são os elementos-chave na capacitação de outros pares.

Temas

Banner_generico_spms_opcaoB

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.