Notícias

SPMS e Ordem dos Enfermeiros desenvolvem iniciativas para aplicação da CIPE® nos Sistemas de Informação

5 Março, 2018

A Ordem dos Enfermeiros (OE) e a SPMS, EPE. estão a desenvolver um conjunto de iniciativas com o objetivo de estabelecer um modelo de governação dos sistemas de informação, introduzindo as necessárias normas e procedimentos que culminem em sistemas de informação baseados em modelos dedutivos e na aplicação da mais recente versão da Classificação Internacional da Prática de Enfermagem (CIPE®), por todos os sistemas de informação em Enfermagem, em todo o Sistema de Saúde em Portugal.

Os serviços de saúde são responsáveis por gerar uma enorme e complexa quantidade de informação e os serviços de Enfermagem não são exceção. No entanto, a variedade de fontes de informação e os diferentes formatos que assumem têm criado constrangimentos ao nível da interoperabilidade entre os mais variados sistemas de informação de saúde nacionais. É inegável a importância das tecnologias de informação na definição de sistemas de apoio à decisão clínica, capazes de reduzir a incerteza durante o processo de tomada de decisão e, ainda, obter indicadores que traduzam ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de Enfermagem. 

Com orçamentos reduzidos, e com escassez crónica de profissionais de saúde torna-se, cada vez mais, premente assegurar uma clara interpretação de problemas em saúde, diagnósticos e necessidades do cidadão para que exista o garante da qualidade, segurança e continuidade dos cuidados. Porém, grande parte da informação produzida é redundante, ou não está devidamente estruturada, resultando num grande desafio, para as instituições de saúde, a integração destes diferentes tipos de informação.

É emergente que o profissional de saúde atue e documente da mesma forma, em qualquer ponto do país. Esta realidade torna imperiosa a utilização de uma ontologia e estratégia facilitadoras da interoperabilidade entre os diversos sistemas de informação e grupos profissionais.

Pela proximidade ao cidadão e pela transversalidade de atuação que os enfermeiros têm no continuum de cuidados de saúde torna-se evidente a premissa de garantir a adoção de sistemas de informação que usem a CIPE ®. 

A Ordem dos Enfermeiros  pretende que os sistemas de informação garantam ganhos em saúde através da definição e produção, automática, de indicadores fiáveis, consistentes e comparáveis, relacionados com o exercício profissional dos enfermeiros. Os responsáveis pela interoperabilidade semântica, dedução dos diagnósticos, objetivos e intervenções de Enfermagem são os sistemas de informação com recurso a modelos uniformizados e de simples utilização. Tendo por base este desígnio, entendemos que a informação deve ser sistematizada e estruturada, em modelos clínicos de dados, baseados em arquétipos e, desta forma, melhorar a capacidade de atuação dos enfermeiros, contribuindo para a valorização da profissão.

Temas

|

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.