Notícias

SPMS e Ordem dos Enfermeiros desenvolvem iniciativas para aplicação da CIPE® nos Sistemas de Informação

5 Março, 2018

A Ordem dos Enfermeiros (OE) e a SPMS, EPE. estão a desenvolver um conjunto de iniciativas com o objetivo de estabelecer um modelo de governação dos sistemas de informação, introduzindo as necessárias normas e procedimentos que culminem em sistemas de informação baseados em modelos dedutivos e na aplicação da mais recente versão da Classificação Internacional da Prática de Enfermagem (CIPE®), por todos os sistemas de informação em Enfermagem, em todo o Sistema de Saúde em Portugal.

Os serviços de saúde são responsáveis por gerar uma enorme e complexa quantidade de informação e os serviços de Enfermagem não são exceção. No entanto, a variedade de fontes de informação e os diferentes formatos que assumem têm criado constrangimentos ao nível da interoperabilidade entre os mais variados sistemas de informação de saúde nacionais. É inegável a importância das tecnologias de informação na definição de sistemas de apoio à decisão clínica, capazes de reduzir a incerteza durante o processo de tomada de decisão e, ainda, obter indicadores que traduzam ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de Enfermagem. 

Com orçamentos reduzidos, e com escassez crónica de profissionais de saúde torna-se, cada vez mais, premente assegurar uma clara interpretação de problemas em saúde, diagnósticos e necessidades do cidadão para que exista o garante da qualidade, segurança e continuidade dos cuidados. Porém, grande parte da informação produzida é redundante, ou não está devidamente estruturada, resultando num grande desafio, para as instituições de saúde, a integração destes diferentes tipos de informação.

É emergente que o profissional de saúde atue e documente da mesma forma, em qualquer ponto do país. Esta realidade torna imperiosa a utilização de uma ontologia e estratégia facilitadoras da interoperabilidade entre os diversos sistemas de informação e grupos profissionais.

Pela proximidade ao cidadão e pela transversalidade de atuação que os enfermeiros têm no continuum de cuidados de saúde torna-se evidente a premissa de garantir a adoção de sistemas de informação que usem a CIPE ®. 

A Ordem dos Enfermeiros  pretende que os sistemas de informação garantam ganhos em saúde através da definição e produção, automática, de indicadores fiáveis, consistentes e comparáveis, relacionados com o exercício profissional dos enfermeiros. Os responsáveis pela interoperabilidade semântica, dedução dos diagnósticos, objetivos e intervenções de Enfermagem são os sistemas de informação com recurso a modelos uniformizados e de simples utilização. Tendo por base este desígnio, entendemos que a informação deve ser sistematizada e estruturada, em modelos clínicos de dados, baseados em arquétipos e, desta forma, melhorar a capacidade de atuação dos enfermeiros, contribuindo para a valorização da profissão.

Temas

|

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
Donec amet, ut ultricies Praesent mattis ut
Voltar para o topo.