SONHO e SClínico Hospitalar em debate

27 Março, 2018

A SPMS, EPE promoveu a realização do workshop “Indicadores e Reporting do Sonho/SClínico Hospitalar”, que decorreu no dia 26 de março, nas instalações do Centro de Contacto do SNS24, em Lisboa.

Este workshop teve como objetivo refletir sobre as necessidades comuns de indicadores e mapas para suporte à gestão intermédia e superior, administrações hospitalares, bem como de suporte a solicitações regionais e centrais, nomeadamente no que concerne ao Sonho e SClínico Hospitalar.

noticia-bruno-trigo-2

A reunião juntou representantes de vários centros hospitalares para “facilitar a exploração de dados, diminuir a carga burocrática, harmonizar indicadores e responder às necessidades informacionais de suporte à gestão e governança clínica”, como referiu Bruno Trigo, Coordenador de Sistemas de Cuidados Hospitalares da SPMS, EPE.

Os contributos destes hospitais, com dimensões e realidades distintas, são uma mais-valia para identificar necessidades e desenvolver um Sistema de Informação (SI) que permita dar-lhes resposta, sendo importante conjugar esforços no sentido de uniformizar modelos e dotar os hospitais de maior flexibilidade e comodidade, no que respeita aos diferentes tipos de relatórios/mapas de reporting, bem como outras necessidades operacionais.

Desenvolvidos pela SPMS, os Sistemas de Informação SClínico/SONHO inserem-se na estratégia definida pelo Ministério da Saúde para a área de informatização clínica do Serviço Nacional de Saúde, de modo a uniformizar procedimentos de registos clínicos, práticas e informação a nível nacional, possibilitando uma melhor assistência e acompanhamento ao cidadão.

noticia-bruno-trigo
Banner_generico_spms_opcaoB

SONHO V2 implementado com sucesso no CHTMAD

13 Julho, 2021

No dia 10 de julho realizou-se a implementação da Suite Hospitalar (SONHO v2 – SClínico – Plataforma Interoperabilidade (Light)), no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD). Tratou-se de uma operação tecnológica complexa, mas fundamental para a uniformização de processos e integração da informação clínica, visando a melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos […]

Um ano de implementação do SONHO v2/SClínico no CHUC

24 Novembro, 2020

No dia 23 de novembro assinalou-se um ano de uma das maiores transformações digitais num centro hospitalar do Serviço Nacional de Saúde. O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), no seu Pólo dos Hospitais Universitários de Coimbra, passou a utilizar o SONHO v2/SClínico, sistemas de informação que sustentam a atividade assistencial do ponto de vista administrativo e clínico e suportam o processo clínico eletrónico.

banner_chuc

SClínico Hospitalar nos Serviços de Urgência da ULS da Guarda

19 Novembro, 2020

A implementação do módulo de urgência do SClínico Hospitalar na Unidade Local de Saúde da Guarda (Hospital Sousa Martins - Guarda, Hospital Nossa Senhora da Assunção – Seia e SUB de Vila Nova de Foz Côa) arrancou no dia 17 de novembro.

venenatis Aenean neque. Lorem dictum libero