Gestão e Planeamento

BI para a Morbilidade Hospitalar

bimh

O projeto de BI para a Morbilidade Hospitalar (BI MH) contempla o desenvolvimento de uma solução analítica sobre a Base de Dados central de GDH.

O repositório nacional de GDH é um dos mais relevantes de informação de saúde. Conta com histórico nacional da atividade do internamento hospitalar, desde 1992, sendo esta classificada de acordo com a classificação internacional de doenças (CID) e agrupada em GDH.

A informação carregada no repositório GDH é uma das partes integrantes do Sistema de Classificação de Doentes de apoio à Gestão e Financiamento (SCDGF). Este módulo aplicacional é utilizado no apoio a várias tarefas relacionadas com a área financeira. O SCDGF contém informação proveniente de sistemas diferentes, desenvolvidos em tempos e realidades díspares, com formatos distintos, tendo como origem fontes diferenciadas.

O projeto assenta em duas componentes essenciais: integração de dados, do repositório central de GDH com o Data Warehouse, e uma camada analítica para exploração de informação, a qual permita, de forma intuitiva, eficaz e eficiente, tratar os dados dos GDH, convertê-los em informação e, também, disponibilizá-los de acordo com as necessidades, através da geração de relatórios e de reporting à medida.