Notícias

SPMS participa na reunião sobre Acordo Bilateral entre Portugal e Espanha

15 Fevereiro, 2018

No âmbito do Acordo Bilateral existente entre Portugal e Espanha, realizou-se, no dia 14 de fevereiro, uma reunião em Madrid, com representantes do Ministério da Saúde de Portugal e do Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade de Espanha.

Artur Trindade Mimoso, Vogal executivo do Conselho de Administração da SPMS, EPE, e José Julián Díaz Melguizo, Diretor do Instituto Nacional de Gestión Sanitaria (INGESA), participaram nesta reunião de reflexão e debate centrado nos resultados do trabalho desenvolvido no último ano entre os dois países, nomeadamente sobre os procedimentos de contratação conjunta que têm vindo a ser adotados por outros estados europeus.

fotoespanha

A SPMS, EPE e a INGESA pretendem, assim, estreitar relações e analisar os pontos fulcrais que permitirão o desenvolvimento da aquisição conjunta de medicamentos, assim como criar uma sinergia de partilha de conhecimentos na área da contratação pública de bens e serviços de saúde.

Assinado a 10 de julho de 2017, pelos Ministros da Saúde de Portugal e Espanha, este Acordo Bilateral marcou o início das negociações na área das compras centralizadas de medicamentos, reforçando a cooperação entre os dois países.

Portugal e Espanha foram dois dos nove países europeus que, em maio de 2017, assinaram a Declaração de La Valletta, um consenso multilateral que traçou objetivos semelhantes de defesa do acesso à inovação na área do medicamento, garantindo, em simultâneo, a sustentabilidade dos sistemas de saúde.

Temas

Banner_generico_spms_opcaoB

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.