No âmbito do Acordo Bilateral existente entre Portugal e Espanha, realizou-se, no dia 14 de fevereiro, uma reunião em Madrid, com representantes do Ministério da Saúde de Portugal e do Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade de Espanha.
Artur Trindade Mimoso, Vogal executivo do Conselho de Administração da SPMS, EPE, e José Julián Díaz Melguizo, Diretor do Instituto Nacional de Gestión Sanitaria (INGESA), participaram nesta reunião de reflexão e debate centrado nos resultados do trabalho desenvolvido no último ano entre os dois países, nomeadamente sobre os procedimentos de contratação conjunta que têm vindo a ser adotados por outros estados europeus.
A SPMS, EPE e a INGESA pretendem, assim, estreitar relações e analisar os pontos fulcrais que permitirão o desenvolvimento da aquisição conjunta de medicamentos, assim como criar uma sinergia de partilha de conhecimentos na área da contratação pública de bens e serviços de saúde.
Assinado a 10 de julho de 2017, pelos Ministros da Saúde de Portugal e Espanha, este Acordo Bilateral marcou o início das negociações na área das compras centralizadas de medicamentos, reforçando a cooperação entre os dois países.
Portugal e Espanha foram dois dos nove países europeus que, em maio de 2017, assinaram a Declaração de La Valletta, um consenso multilateral que traçou objetivos semelhantes de defesa do acesso à inovação na área do medicamento, garantindo, em simultâneo, a sustentabilidade dos sistemas de saúde.