Notícias

SPMS na apresentação de dois projetos em Bragança: SAFE e Notas Terapêuticas Simples

6 Fevereiro, 2018

A SPMS, EPE integrou a comitiva que acompanhou o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, numa visita a Mirandela, distrito de Bragança, no dia 2 de fevereiro.

A Unidade Local de Saúde do Nordeste, a SPMS, EPE, a Associação Nacional de Farmácias (ANF), o Infarmed e as ordens dos médicos e dos farmacêuticos juntaram-se para apresentar o projeto-piloto: “Serviço Nacional de Assistência Farmacêutica” (SAFE) e a disponibilização do projeto de “Notas Terapêuticas Simples (NTS)” nesta unidade de saúde, ambos resultantes de um Acordo entre os Ministérios da Saúde e Finanças e a Associação Nacional de Farmácias.

O SAFE, a funcionar em Bragança desde dezembro de 2017, tem como objetivo garantir aos cidadãos o acesso a medicamentos prescritos em contexto de pós-urgência, hospitalar ou no centro de saúde, no horário noturno e aos fins de semana e feriados. Os cidadãos que necessitem de medicação urgente podem ficar a saber quais as farmácias que têm os medicamentos prescritos, que também poderão ser entregues ao domicílio, num prazo de duas horas, bastando ligar para o centro de atendimento especializado. De segunda a sábado, o serviço funciona entre as 21h e as 9h e aos domingos e feriados funciona todo o dia.

De forma a preconizar novos meios de articulação entre as farmácias e o SNS, surgiram as Notas Terapêuticas Simples, projeto que visa incrementar a aproximação do utente, quer ao médico, quer ao seu farmacêutico, garantindo a melhor comunicação entre a Farmácia e os Cuidados de Saúde, Primários ou Hospitalares, através da possibilidade de envio de uma Nota Terapêutica, por parte da farmácia que realiza a dispensa, surgindo para leitura ao médico que emitiu a receita via PEM – Prescrição Eletrónica Médica. As NTS estão a funcionar na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) desde julho de 2017; no decorrer deste mês, o projeto vai arrancar em Bragança.

A SPMS, EPE colabora ativamente no desenvolvimento destes dois projetos-piloto que pretendem expandir-se para todo o território nacional.

Temas

Banner_generico_spms

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
Donec vel, Aliquam et, suscipit dolor id
Voltar para o topo.