Notícias

SPMS dinamiza sessões de trabalho com setor convencionado sobre Exames Sem Papel

23 Fevereiro, 2018

No âmbito do projeto Exames Sem Papel, a SPMS promoveu duas sessões de trabalho com vários representantes de laboratórios do Norte e Sul do país que decorreram, simultaneamente, nas instalações em Lisboa e no Porto, hoje, dia 23 de fevereiro.

Visando o processo da desmaterialização total dos exames, a SPMS apresentou e sensibilizou os participantes para as vantagens dos Exames Sem Papel. “Se conseguirmos eliminar o número de exames que nunca são levantados (…), vamos poupar tempo e recursos”, foi a ideia chave que Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, deixou aos representantes dos laboratórios do setor convencionado, durante a sessão de abertura, em Lisboa, com transmissão por videoconferência para o Porto.

prof henrique exames

Com as intervenções de Nilton Nascimento e Cristina Santos, respetivamente Coordenador e Gestora deste projeto, foram apresentados os resultados da disponibilização digital dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) das entidades que são pioneiras desta iniciativa.

Além dos benefícios na redução de custos, o projeto permite ao cidadão reduzir deslocações e acelerar o processo de diagnóstico, uma vez que os resultados podem ser consultados pelo utente na sua Área do Cidadão do Portal SNS e pelo médico no Registo de Saúde Eletrónico – Portal do Profissional.

Em breve vão começar a ser implementados projetos-piloto para a prescrição sem papel dos exames.

Integrado no processo de transformação digital na Saúde, Exames Sem Papel pretendem, através da utilização de múltiplas plataformas de serviços centrais, alcançar a total desmaterialização do processo de prescrição, prestação e faturação de MCDT.

nilton nascimento exames
cristina santos exmes

DE-SNS destaca papel da SPMS na reforma das ULS

28 Fevereiro, 2024

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, destacou o papel da SPMS na reforma das Unidades Locais de Saúde (ULS), durante a cerimónia de apresentação do projeto “Implementação, Desenvolvimento e Monitorização das ULS”, que contou com a presença de Nuno Costa, vogal executivo da SPMS. No auditório do Infarmed – Autoridade Nacional […]

Voltar
Voltar para o topo.