Notícias

SPMS dinamiza sessões de trabalho com setor convencionado sobre Exames Sem Papel

23 Fevereiro, 2018

No âmbito do projeto Exames Sem Papel, a SPMS promoveu duas sessões de trabalho com vários representantes de laboratórios do Norte e Sul do país que decorreram, simultaneamente, nas instalações em Lisboa e no Porto, hoje, dia 23 de fevereiro.

Visando o processo da desmaterialização total dos exames, a SPMS apresentou e sensibilizou os participantes para as vantagens dos Exames Sem Papel. “Se conseguirmos eliminar o número de exames que nunca são levantados (…), vamos poupar tempo e recursos”, foi a ideia chave que Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, deixou aos representantes dos laboratórios do setor convencionado, durante a sessão de abertura, em Lisboa, com transmissão por videoconferência para o Porto.

prof henrique exames

Com as intervenções de Nilton Nascimento e Cristina Santos, respetivamente Coordenador e Gestora deste projeto, foram apresentados os resultados da disponibilização digital dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) das entidades que são pioneiras desta iniciativa.

Além dos benefícios na redução de custos, o projeto permite ao cidadão reduzir deslocações e acelerar o processo de diagnóstico, uma vez que os resultados podem ser consultados pelo utente na sua Área do Cidadão do Portal SNS e pelo médico no Registo de Saúde Eletrónico – Portal do Profissional.

Em breve vão começar a ser implementados projetos-piloto para a prescrição sem papel dos exames.

Integrado no processo de transformação digital na Saúde, Exames Sem Papel pretendem, através da utilização de múltiplas plataformas de serviços centrais, alcançar a total desmaterialização do processo de prescrição, prestação e faturação de MCDT.

nilton nascimento exames
cristina santos exmes

União Europeia apresenta plano de combate a ciberataques na área da saúde

16 Janeiro, 2025

A Comissão Europeia apresentou um plano de ação da União Europeia (UE), ontem, dia 15 de janeiro, que visa reforçar a cibersegurança dos hospitais e dos prestadores de cuidados de saúde. O plano de ação propõe, nomeadamente, que a ENISA, a agência da UE para a cibersegurança, crie um centro pan-europeu de apoio à cibersegurança para hospitais e […]

Para refletir - 5 razões para notificar incidentes de cibersegurança

SPMS participa na ação europeia EUVAC para implementação do Cartão Europeu de Vacinação Digital

15 Janeiro, 2025

A SPMS reforça o seu compromisso com a melhor utilização da tecnologia para proteger a saúde pública ao integrar a ação europeia EUVAC (European Digital VAccination Card), que visa desenvolver um piloto para implementação, integração e operacionalização de um Cartão Europeu de Vacinação Digital, tirando partido dos serviços A Minha Saúde @ UE. Cofinanciada pelo […]

Mais de 9 mil pessoas registaram o testamento vital em 2024

14 Janeiro, 2025

O testamento vital é um documento registado eletronicamente, no qual é possível manifestar o tipo de tratamento e os cuidados de saúde que o cidadão pretende ou não receber, quando estiver incapaz de expressar a sua vontade. Mais de 9 mil pessoas registaram o seu testamento vital em 2024. À data de 13 de janeiro […]

Voltar
Voltar para o topo.