Notícias

SPMS dinamiza sessões de trabalho com setor convencionado sobre Exames Sem Papel

23 Fevereiro, 2018

No âmbito do projeto Exames Sem Papel, a SPMS promoveu duas sessões de trabalho com vários representantes de laboratórios do Norte e Sul do país que decorreram, simultaneamente, nas instalações em Lisboa e no Porto, hoje, dia 23 de fevereiro.

Visando o processo da desmaterialização total dos exames, a SPMS apresentou e sensibilizou os participantes para as vantagens dos Exames Sem Papel. “Se conseguirmos eliminar o número de exames que nunca são levantados (…), vamos poupar tempo e recursos”, foi a ideia chave que Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, deixou aos representantes dos laboratórios do setor convencionado, durante a sessão de abertura, em Lisboa, com transmissão por videoconferência para o Porto.

prof henrique exames

Com as intervenções de Nilton Nascimento e Cristina Santos, respetivamente Coordenador e Gestora deste projeto, foram apresentados os resultados da disponibilização digital dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) das entidades que são pioneiras desta iniciativa.

Além dos benefícios na redução de custos, o projeto permite ao cidadão reduzir deslocações e acelerar o processo de diagnóstico, uma vez que os resultados podem ser consultados pelo utente na sua Área do Cidadão do Portal SNS e pelo médico no Registo de Saúde Eletrónico – Portal do Profissional.

Em breve vão começar a ser implementados projetos-piloto para a prescrição sem papel dos exames.

Integrado no processo de transformação digital na Saúde, Exames Sem Papel pretendem, através da utilização de múltiplas plataformas de serviços centrais, alcançar a total desmaterialização do processo de prescrição, prestação e faturação de MCDT.

nilton nascimento exames
cristina santos exmes

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.