SClínico Urgência em debate na SPMS

26 Fevereiro, 2018

Realizou-se hoje, dia 26 de fevereiro, o workshop “Serviços de Urgência e os sistemas de informação: Melhorar o SClínico Urgência”, promovido pela SPMS, EPE. nas instalações do Centro de Contacto do SNS24, em Lisboa, com o objetivo de refletir sobre o papel dos Sistemas de Informação (SI) nas várias fases do circuito de Serviço de Urgência (SU).

No contexto da reformulação do módulo SClínico de urgência, esta reunião juntou representantes de vários centros hospitalares para “recolher contributos para chegar a um consenso no que melhorar, no que já existe e aferir o que não existe”, como referiu Bruno Trigo, Coordenador de Sistemas de Cuidados Hospitalares da SPMS, EPE. Os contributos destes hospitais, com dimensões e sistemas de urgência distintos, são uma mais-valia para identificar necessidades e desenvolver um SI que permita dar resposta à maioria dos problemas.

Desenvolvidos pela SPMS, os Sistemas de Informação SClínico/SONHO inserem-se na estratégia definida pelo Ministério da Saúde para a área de informatização clínica do Serviço Nacional de Saúde, de modo a uniformizar procedimentos de registos clínicos, práticas e informação a nível nacional, possibilitando uma melhor assistência e acompanhamento ao utente.

Na perspetiva de melhoria e otimização dos sistemas de SU (pré-hospitalar, admissão, triagem, abordagem clínica, prescrição, entre outras), a SPMS, EPE. irá continuar a dinamizar o debate, com vista a um maior envolvimento dos profissionais nos SI do SNS.

sclinico
sclinico1

Sed tristique dolor ante. venenatis, libero quis dictum commodo porta.