Notícias

SClínico Urgência em debate na SPMS

26 Fevereiro, 2018

Realizou-se hoje, dia 26 de fevereiro, o workshop “Serviços de Urgência e os sistemas de informação: Melhorar o SClínico Urgência”, promovido pela SPMS, EPE. nas instalações do Centro de Contacto do SNS24, em Lisboa, com o objetivo de refletir sobre o papel dos Sistemas de Informação (SI) nas várias fases do circuito de Serviço de Urgência (SU).

No contexto da reformulação do módulo SClínico de urgência, esta reunião juntou representantes de vários centros hospitalares para “recolher contributos para chegar a um consenso no que melhorar, no que já existe e aferir o que não existe”, como referiu Bruno Trigo, Coordenador de Sistemas de Cuidados Hospitalares da SPMS, EPE. Os contributos destes hospitais, com dimensões e sistemas de urgência distintos, são uma mais-valia para identificar necessidades e desenvolver um SI que permita dar resposta à maioria dos problemas.

Desenvolvidos pela SPMS, os Sistemas de Informação SClínico/SONHO inserem-se na estratégia definida pelo Ministério da Saúde para a área de informatização clínica do Serviço Nacional de Saúde, de modo a uniformizar procedimentos de registos clínicos, práticas e informação a nível nacional, possibilitando uma melhor assistência e acompanhamento ao utente.

Na perspetiva de melhoria e otimização dos sistemas de SU (pré-hospitalar, admissão, triagem, abordagem clínica, prescrição, entre outras), a SPMS, EPE. irá continuar a dinamizar o debate, com vista a um maior envolvimento dos profissionais nos SI do SNS.

sclinico
sclinico1

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
dolor vel, Sed elit. amet, Aliquam porta. id felis
Voltar para o topo.