Notícias

“Inteligência Artificial” na Administração Pública com participação da SPMS

21 Fevereiro, 2018

No âmbito da iniciativa governamental “Roteiro da Inovação”, realizou-se hoje, 21 de fevereiro, o evento referente à temática “Inteligência Artificial”, que marca o arranque do novo programa de financiamento para projetos de investigação que incentivem o uso da inteligência artificial na Administração Pública. O evento decorreu na FCT NOVA- Faculdade de Ciências e Tecnologia, no Campus da Caparica.

A SPMS, EPE, representada por Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração, participou neste evento que anunciou o programa de financiamento e arranca com quatro projetos experimentais, entre os quais, o projeto resultante de uma parceria entre a SPMS, EPE e o Instituto Gulbenkian de Ciência, tendo como finalidade a análise da informação das receitas eletrónicas passadas pelos médicos e, assim, combater a prescrição excessiva e inadequada de antibióticos.

Ao longo dos próximos três anos, serão disponibilizados dez milhões de euros. O primeiro concurso público começa a 15 de março, terminando no final de abril e candidatar-se entidades da Administração Pública em parceria com entidades de investigação.  A atribuição dos fundos fica a cargo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

A sessão de hoje contou com as presenças do Primeiro-Ministro, António da Costa, da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, do Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor e, ainda, de representantes de várias empresas.

Banner_generico_spms_opcaoB

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.