Dois anos com LIGHt

11 Fevereiro, 2018

11 de fevereiro de 2018 assinala o segundo aniversário da LIGHt (Local Interoperability Gateway for Healthcare), desde a sua primeira instalação no Hospital Garcia de Orta, em Almada.

A LIGHt é uma plataforma desenhada para dar resposta à crescente necessidade de assegurar a correta comunicação entre os sistemas locais de uma instituição. Garante que a informação é entregue no momento certo ao destinatário certo, de uma forma segura, prevenindo o acesso direto e/ou não autorizado às bases de dados e possibilitando a auditoria dos acessos realizados.

Permite aos responsáveis da instituição conhecer, ao momento, que trocas de informação estão a acontecer entre os diversos sistemas, disponibilizando um conjunto de ferramentas de monitorização de fácil acesso.

Através de grande esforço e empenho, a equipa da LIGHt tem trabalhado de forma árdua e constante na evolução desta plataforma, sempre com vista a facilitar a atividade dos diversos profissionais e, acima de tudo, sempre focada na segurança e qualidade do atendimento dos cidadãos do SNS. É com grande orgulho que toda a equipa comemora esta data tão emblemática, assim como as 19 instalações já asseguradas em instituições com SONHOv1 e SONHOv2.

Espera-se que 2018 seja o ano de afirmação e implementação em todos os hospitais. Devido à rápida expansão da LIGHt, a prevenção é a palavra de ordem da SPMS. Neste sentido, será lançado, ainda durante o primeiro trimestre deste ano, o módulo de alarmística, que pretende monitorizar e avisar em tempo real os utilizadores, bem como a SPMS, de alguma anomalia, para atuar de forma preventiva sobre potenciais incidentes.

O objetivo da SPMS é apenas um: garantir a máxima qualidade no serviço fornecido a todas as instituições hospitalares com LIGHt.

light

eget suscipit Phasellus ut in quis,