Notícias

Dois anos com LIGHt

11 Fevereiro, 2018

11 de fevereiro de 2018 assinala o segundo aniversário da LIGHt (Local Interoperability Gateway for Healthcare), desde a sua primeira instalação no Hospital Garcia de Orta, em Almada.

A LIGHt é uma plataforma desenhada para dar resposta à crescente necessidade de assegurar a correta comunicação entre os sistemas locais de uma instituição. Garante que a informação é entregue no momento certo ao destinatário certo, de uma forma segura, prevenindo o acesso direto e/ou não autorizado às bases de dados e possibilitando a auditoria dos acessos realizados.

Permite aos responsáveis da instituição conhecer, ao momento, que trocas de informação estão a acontecer entre os diversos sistemas, disponibilizando um conjunto de ferramentas de monitorização de fácil acesso.

Através de grande esforço e empenho, a equipa da LIGHt tem trabalhado de forma árdua e constante na evolução desta plataforma, sempre com vista a facilitar a atividade dos diversos profissionais e, acima de tudo, sempre focada na segurança e qualidade do atendimento dos cidadãos do SNS. É com grande orgulho que toda a equipa comemora esta data tão emblemática, assim como as 19 instalações já asseguradas em instituições com SONHOv1 e SONHOv2.

Espera-se que 2018 seja o ano de afirmação e implementação em todos os hospitais. Devido à rápida expansão da LIGHt, a prevenção é a palavra de ordem da SPMS. Neste sentido, será lançado, ainda durante o primeiro trimestre deste ano, o módulo de alarmística, que pretende monitorizar e avisar em tempo real os utilizadores, bem como a SPMS, de alguma anomalia, para atuar de forma preventiva sobre potenciais incidentes.

O objetivo da SPMS é apenas um: garantir a máxima qualidade no serviço fornecido a todas as instituições hospitalares com LIGHt.

light

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
neque. ut id, sem, Curabitur elit. mattis Lorem
Voltar para o topo.