Notícias

“Xornada Técnica e-Health&” com participação da SPMS

20 Janeiro, 2018

A SPMS participou na “Xornada Técnica e-Health”, promovida pela Junta de Saúde Galega e o Serviço Regional de Saúde Galego, que decorreu no dia 19 de janeiro, em Santiago de Compostela.

Focando-se na definição de princípios na área da interoperabilidade e inovação de apps, direcionando-se para o empoderamento dos cidadãos, este evento alavancou o debate à volta de três temas específicos. Na primeira mesa de debate, centrada na perspetiva europeia sobre standards orientados à integração de soluções para o “Emporing patient”, a SPMS apresentou as linhas estratégicas de trabalho para 2018-2021, o trabalho dos estados-membros em projetos internacionais e o projeto transfronteiriço.

Seguiu-se a visão dos utilizadores, com base nas características funcionais e de usabilidade nas soluções orientadas ao paciente, tendo a SPMS apresentado soluções que aproximam o cidadão ao SNS, através da Área do Cidadão, das apps e dos meios de autenticação disponíveis ao cidadão. O último debate focou-se nos modelos de arquitetura e standards em soluções integradas.

ehealth3

Estas jornadas permitiram trocar experiências, visões e estratégias na área de e-Health e interoperabilidade, discutir os principais standards e questões transversais à interação entre cidadão, hospitais e prestadores de cuidados, bem como a partilha de casos de sucesso em telessaúde, e-Health e integração dos serviços sociais e as novas necessidades do utente.

Mais uma vez, a participação da SPMS, EPE contribuiu para valorizar o conhecimento e o debate.

ehealth4
Temas

|

Banner_generico_spms_opcaoB

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.