“Xornada Técnica e-Health&” com participação da SPMS

20 Janeiro, 2018

A SPMS participou na “Xornada Técnica e-Health”, promovida pela Junta de Saúde Galega e o Serviço Regional de Saúde Galego, que decorreu no dia 19 de janeiro, em Santiago de Compostela.

Focando-se na definição de princípios na área da interoperabilidade e inovação de apps, direcionando-se para o empoderamento dos cidadãos, este evento alavancou o debate à volta de três temas específicos. Na primeira mesa de debate, centrada na perspetiva europeia sobre standards orientados à integração de soluções para o “Emporing patient”, a SPMS apresentou as linhas estratégicas de trabalho para 2018-2021, o trabalho dos estados-membros em projetos internacionais e o projeto transfronteiriço.

Seguiu-se a visão dos utilizadores, com base nas características funcionais e de usabilidade nas soluções orientadas ao paciente, tendo a SPMS apresentado soluções que aproximam o cidadão ao SNS, através da Área do Cidadão, das apps e dos meios de autenticação disponíveis ao cidadão. O último debate focou-se nos modelos de arquitetura e standards em soluções integradas.

ehealth3

Estas jornadas permitiram trocar experiências, visões e estratégias na área de e-Health e interoperabilidade, discutir os principais standards e questões transversais à interação entre cidadão, hospitais e prestadores de cuidados, bem como a partilha de casos de sucesso em telessaúde, e-Health e integração dos serviços sociais e as novas necessidades do utente.

Mais uma vez, a participação da SPMS, EPE contribuiu para valorizar o conhecimento e o debate.

ehealth4

Banner_generico_spms_opcaoB