Notícias

SPMS promove reunião técnica sobre Registo Oncológico Nacional

28 Dezembro, 2017

No âmbito do lançamento da plataforma de Registo Oncológico Nacional (RON), a SPMS, EPE promoveu hoje, dia 28 de dezembro, no auditório do INFARMED, IP, em Lisboa, uma reunião técnica para o enquadramento e apresentação do projeto.

De acordo com a Lei n.º 53/2017, publicada em Diário da República, a 14 de julho de 2017, o RON, que entrará em vigor a 1 de janeiro de 2018, é uma plataforma eletrónica que permite o registo centralizado de dados de doentes oncológicos. A plataforma, desenvolvida pela SPMS, além de permitir a recolha e analise de dados, possibilita a monotorização da efetividade terapêutica, criar planos de ação mais adequados e torna-se uma fonte de informação para financiamentos mais eficientes.

prof henrique fala sobre ron


Com a presença de Nuno Miranda, Coordenador do Plano Nacional de Prevenção de Doenças Oncológicas e Francisco Ramos, Presidente do IPO de Lisboa, destacou-se a importância da implementação do RON na uniformização tecnológica para disponibilizar uma melhor informação aos profissionais de saúde ao agregar os dados de todos os Registos Oncológicos Regionais (ROR) numa só plataforma.

“O RON é muito mais que uma plataforma digital”, assegurou Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, na sessão de encerramento, reforçando o valor deste projeto para a harmonização e normalização dos registos oncológicos em Portugal.

Durante o mês de janeiro serão promovidas ações de formação em unidades hospitalares por todo o país, em registo presencial e e-learning, para que os profissionais afetos ao registo oncológico saibam registar, compreender e extrair dados da plataforma.

Temas

Banner_generico_spms_opcaoB
Voltar
Voltar para o topo.