Notícias

SPMS desenvolve mais de 50 websites de entidades de saúde

29 Dezembro, 2017

Em alinhamento com os princípios do Ministério da Saúde, e no âmbito da transparência, proximidade e de uma comunicação mais efetiva, a SPMS, EPE tem estado a desenvolver, desde meados de 2016, a reestruturação dos websites das mais de 50 instituições que integram o Ministério da Saúde e o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Com a finalidade de desenvolver a harmonização e melhorar a acessibilidade dos portais digitais, a SPMS, EPE, enquanto responsável pelos sistemas de informação da saúde, tem estabelecido um contacto de maior proximidade com as instituições, promovendo a realização de diversas reuniões, de forma a recolher contributos para melhorar os websites.

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) foi a primeira organização onde ocorreu a harmonização do website, incorporando-se novas funcionalidades e as melhores práticas de usabilidade e de navegação.

A adaptação para as versões mobile e a criação de ambientes de Desenvolvimento, Qualidade e Produção, seguindo as diretrizes de acessibilidade para o Conteúdo Web (Web Content Acessibility Guideline – WCAG) do Consórcio World Wide Web (W3C) têm sido os principais desafios da SPMS, EPE. Para além do site da ACSS, o portal da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS) são exemplos bem-sucedidos.

Portugal tem estado na vanguarda da acessibilidade WEB e tem sido pioneiro na introdução e modernização de normas abertas e transparentes para a informação em suporte digital, promovendo, assim, a liberdade tecnológica dos cidadãos e organizações, e a interoperabilidade dos sistemas informáticos.

De acordo com o Decreto Lei n.º 36/2011 de 21 de junho, todos os portais dos órgãos de soberania, serviços de administração pública central e regional e setor empresarial do Estado são regulados de acordo com a Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA).

Sendo a informação fundamental para se dar a conhecer o Serviço Nacional de Saúde, a SPMS, EPE vai continuar a trabalhar em prol de serviços dotados de maior eficácia, eficiência e tecnologicamente mais inovadores.

Temas

Banner_generico_spms_opcaoB

100 milhões de resultados de exames disponibilizados no portal e na app SNS 24

27 Fevereiro, 2024

Mais de 100 milhões de resultados de exames médicos já foram disponibilizados e consultados na app e no portal SNS 24, tornando-se num marco significativo para a digitalização dos serviços de saúde, em Portugal. Desde o lançamento da partilha eletrónica, no dia 6 de maio de 2022, a rede de prestadores que comunicam os resultados […]

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.