Notícias

SPMS desenvolve mais de 50 websites de entidades de saúde

29 Dezembro, 2017

Em alinhamento com os princípios do Ministério da Saúde, e no âmbito da transparência, proximidade e de uma comunicação mais efetiva, a SPMS, EPE tem estado a desenvolver, desde meados de 2016, a reestruturação dos websites das mais de 50 instituições que integram o Ministério da Saúde e o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Com a finalidade de desenvolver a harmonização e melhorar a acessibilidade dos portais digitais, a SPMS, EPE, enquanto responsável pelos sistemas de informação da saúde, tem estabelecido um contacto de maior proximidade com as instituições, promovendo a realização de diversas reuniões, de forma a recolher contributos para melhorar os websites.

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) foi a primeira organização onde ocorreu a harmonização do website, incorporando-se novas funcionalidades e as melhores práticas de usabilidade e de navegação.

A adaptação para as versões mobile e a criação de ambientes de Desenvolvimento, Qualidade e Produção, seguindo as diretrizes de acessibilidade para o Conteúdo Web (Web Content Acessibility Guideline – WCAG) do Consórcio World Wide Web (W3C) têm sido os principais desafios da SPMS, EPE. Para além do site da ACSS, o portal da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS) são exemplos bem-sucedidos.

Portugal tem estado na vanguarda da acessibilidade WEB e tem sido pioneiro na introdução e modernização de normas abertas e transparentes para a informação em suporte digital, promovendo, assim, a liberdade tecnológica dos cidadãos e organizações, e a interoperabilidade dos sistemas informáticos.

De acordo com o Decreto Lei n.º 36/2011 de 21 de junho, todos os portais dos órgãos de soberania, serviços de administração pública central e regional e setor empresarial do Estado são regulados de acordo com a Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA).

Sendo a informação fundamental para se dar a conhecer o Serviço Nacional de Saúde, a SPMS, EPE vai continuar a trabalhar em prol de serviços dotados de maior eficácia, eficiência e tecnologicamente mais inovadores.

Temas

Banner_generico_spms_opcaoB

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
dictum mattis Aenean ut vel, luctus eleifend dolor. Donec Praesent ut libero
Voltar para o topo.