Notícias

Projeto-piloto entre SPMS e DGRSP arranca em estabelecimento prisional de Matosinhos

28 Dezembro, 2017

O protocolo, celebrado entre a SPMS, EPE, e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), inicia-se no estabelecimento prisional de Custóias, Matosinhos, em parceria com o Hospital Pedro Hispano, na área da dermatologia. Assim, mais de 300 em 1200 reclusos que a cadeia detém terão maior facilidade ao acesso dos recursos às consultas.

Este projeto-piloto, assinado a 21 de novembro de 2017, tem como objetivo melhorar o acompanhamento da saúde dos reclusos em todos os estabelecimentos prisionais, desde a sua admissão até à saída. Para isso, os profissionais de saúde terão acesso aos registos clínicos da população reclusa, através dos sistemas informáticos do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Os recursos prisionais são muitas vezes insuficientes para transportar os doentes ao hospital, e por isso este método torna-se numa forma eficaz e rápida de antecipar consultas e rentabilizar custos.

O acesso às soluções tecnológicas, desenvolvidas pela SPMS, através da Telemedicina, da PEM – Prescrição Eletrónica Médica, do SINUS – Sistema de Informação Nacional dos Cuidados de Saúde Primários, do SONHO – Sistema Integrado da Informação Hospitalar e do SClínico Hospitalar, têm sido uma das estratégias da SPMS para incrementar a prevenção e o tratamento de doenças.

A videoconferência vai permitir avaliar até ao final deste ano 3.300 reclusos das cadeias do Porto, Lisboa, Linhó e Sintra. O modelo irá estender-se em 2018 aos restantes estabelecimentos prisionais do país.

SONHO V2 implementado com sucesso no CHTMAD

13 Julho, 2021

No dia 10 de julho realizou-se a implementação da Suite Hospitalar (SONHO v2 – SClínico – Plataforma Interoperabilidade (Light)), no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD). Tratou-se de uma operação tecnológica complexa, mas fundamental para a uniformização de processos e integração da informação clínica, visando a melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos […]

Um ano de implementação do SONHO v2/SClínico no CHUC

24 Novembro, 2020

No dia 23 de novembro assinalou-se um ano de uma das maiores transformações digitais num centro hospitalar do Serviço Nacional de Saúde. O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), no seu Pólo dos Hospitais Universitários de Coimbra, passou a utilizar o SONHO v2/SClínico, sistemas de informação que sustentam a atividade assistencial do ponto de vista administrativo e clínico e suportam o processo clínico eletrónico.

banner_chuc

SClínico Hospitalar nos Serviços de Urgência da ULS da Guarda

19 Novembro, 2020

A implementação do módulo de urgência do SClínico Hospitalar na Unidade Local de Saúde da Guarda (Hospital Sousa Martins - Guarda, Hospital Nossa Senhora da Assunção – Seia e SUB de Vila Nova de Foz Côa) arrancou no dia 17 de novembro.

Voltar
co-financiamento
amet, tristique nunc venenatis id sem, lectus consectetur
Voltar para o topo.