Notícias

Centro Hospitalar do Baixo Vouga – Primeira implementação da LIGHt no SONHO v1

6 Dezembro, 2017

Dia 05 de dezembro de 2017 assinala a data da primeira instalação da plataforma Local Interoperability Gateway for Healthcare (LIGHt) num hospital com SONHO v1.

Devido à necessidade cada vez mais premente de proporcionar um maior controlo e monitorização dos acessos aos sistemas hospitalares, tornou-se estratégico para a SPMS, EPE o desenvolvimento de uma versão específica da LIGHt para a versão 1 da aplicação SONHO.

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga foi a instituição escolhida para a primeira instalação, resultado da colaboração das equipas da SPMS com esta instituição hospitalar.

A LIGHt consiste num middleware (software intermédio), ou camada de integração, que medeia a troca de informação entre os produtos da SPMS e softwares de fornecedores terceiros, até agora exclusiva para instituições hospitalares com SONHO v2.

Com o propósito de proporcionar aos sistemas hospitalares um mecanismo de integração capaz de gerir as diversas interfaces de uma forma fiável, standardizada e altamente parametrizável, a LIGHt previne o acesso direto e/ou não autorizado às bases de dados, possibilitando a auditoria aos acessos realizados.

Com a implementação desta plataforma, a SPMS tenciona promover a adoção de padrões nas mensagens trocadas ao nível local das instituições, unificando, assim, os sistemas locais a nível nacional, para que todos “comuniquem na mesma linguagem” de uma forma normalizada.

Nesta primeira versão, a LIGHt para o SONHO v1 irá mediar a troca de informação do SONHO com o sistema SI.VIDA (Sistema de informação que permite a monitorização e acompanhamento de utentes com VIH/SIDA), permitindo transacionar informação demográfica dos utentes e informação relativa a agendamentos do utente.

Esta versão foi desenvolvida tendo como principal preocupação as características da plataforma hospitalar do SONHO v1 e as limitações da versão de base de dados existente, constrangimentos de espaço e performance da mesma. Aliado a estes fatores, o objetivo da SPMS é criar uma solução que coloque o mínimo de carga possível ao funcionamento da plataforma SONHO, de forma a manter o seu normal funcionamento aplicacional.

A LIGHt SONHO v1 encontra-se disponível para qualquer instituição hospitalar com a plataforma SONHO, versão 1. Poderá enviar um pedido para o Servicedesk da SPMS (servicedesk@spms.min-saude.pt) e solicitar o download e instalação da LIGHt SONHO v1 para a sua instituição.

Para mais informações, consulte a especificação técnica da LIGHt em https://spmspt.atlassian.net/wiki/spaces/PD/pages/100688732/2.+HL7+-+Especifica+es

light

ULSAM transita para a rede RISNextG

30 Agosto, 2024

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) concluiu, no passado fim de semana, o processo de migração para a nova Rede de Informação da Saúde Next Generation (RISNextG), um processo bem-sucedido que resultou da estreita articulação entre equipas.

RISNextG_noticia

Implementação da Suite Hospitalar chega às Misericórdias

22 Agosto, 2024

A implementação da Suite Hospitalar – SONHO v2/SClínico e LIGHT (plataforma de interoperabilidade) – está em curso no SNS. Julho ficou marcado pelo início da mudança, também, nos hospitais geridos por Santas Casas da Misericórdia.

08_2024_NewsPROF_Site SPMS_Notícia 1

Suite Hospitalar implementada na ULS do Alto Alentejo

21 Maio, 2024

A Suite Hospitalar – SONHO v2/SClínico e LIGHT (plataforma de interoperabilidade) foi implementada na Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo, entre os dias 10 e 12 de maio. Processo de grande complexidade, a migração do SONHO v1 para SONHO v2, sistema de suporte ao serviço administrativo e clínico, implicou uma articulação coordenada entre as […]

Voltar
Voltar para o topo.