Notícias

Mais de 1000 cidadãos assistiram por livestreaming ao “IV Seminário de Compras Públicas na Saúde”

7 Dezembro, 2017

Sob o mote “1º EPeP European Public eProcurement”, o segundo dia do “IV Seminário de Compras Públicas na Saúde” foi marcado pela participação de convidados de Espanha, Holanda, França, entre outros países, que, ao longo do dia, partilharam experiências e know how no Auditório da Universidade Nova de Lisboa.

Na sessão de abertura e de boas-vindas, Henrique Martins e Artur Trindade Mimoso, respetivamente Presidente e Vogal da SPMS, EPE, referiram-se ao seminário como um evento que valoriza a “aprendizagem entre os países” e torna possível “analisar, aprender e entender como os outros respondem aos desafios”.

prof henrique

Artur Trindade Mimoso evidenciou a importância do acordo assinado entre Portugal e Espanha, como reforço para a cooperação e o início das compras centralizadas entre os dois países. Na sua intervenção, o Presidente da SPMS destacou o aumento das necessidades das compras públicas (procurement) que requer novos desenvolvimentos tecnológicos, sendo essencial o investimento na formação de especialistas e na procura de soluções inovadoras nesta área.

dr artur

Os vários participantes europeus deixaram claro que o eProcurement vem simplificar procedimentos, reduzir tempos e melhorar a estratégia de compra. A necessidade de mais inovações digitais foi também denominador comum nas diversas intervenções do dia.

Portugal, através da SPMS, EPE, é pioneiro na interoperabilidade de sistemas de eProcurement, mas cada vez é mais “necessário juntar a tecnologia à estratégia”, como frisou Henrique Martins. “A compra pública é estratégica e comprar para a Saúde é comprar cuidados”, concluiu o Presidente da SPMS, EPE na reta final do evento.

Enquanto dinamizadora da transformação digital, a SPMS, EPE vai continuar a promover iniciativas de partilha de conhecimento e, na área das Compras Públicas na Saúde, o debate segue em 2018.

Este ano, mais de 1000 pessoas acompanharam o evento através de livestreaming.

fotografias_seminario
Temas

|

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “tem de ser muito bem utilizado” para permitir o “salto tecnológico” do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto. O diretor executivo do SNS acredita que “a SPMS está a fazer esse […]

“É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”

25 Novembro, 2022

“Estamos aqui para a segunda eHealth Sessions. A ideia de criar estas sessões de debate de temas de saúde digital foi de facto uma boa ideia”, sublinhou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na sessão de abertura no auditório da Fundação Eng. António de Almeida. “É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”, observou, […]

eHealth Sessions 2 I Estamos à sua espera

25 Novembro, 2022

A Fundação Eng. António de Almeida já abriu as portas e está à sua espera! A estratégia nacional para a implementação de um Registo de Saúde Eletrónico Único é um dos temas em debate numa sessão que arranca com Maria de Belém Roseira, jurista e ex-ministra da Saúde. Num evento centrado nos Dados em Saúde, […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.