Notícias

SPMS em reunião com a APAH – Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares

10 Novembro, 2017

No passado dia 09 de março realizou-se a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Acompanhamento e Monitorização da Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas (ENCPE 2020). O encontro decorreu nas instalações da SPMS, EPE em Lisboa, tendo como prioridade a definição e implementação de critérios ecológicos nas compras públicas.

A SPMS, EPE coordenou o grupo de trabalho e incentivou o debate sobre “Equipamentos elétricos e eletrónicos utilizados no setor dos cuidados de saúde”. Aumentar a eficiência e a qualidade dos equipamentos usados na saúde e reduzir custos é uma das metas para o sucesso da ENCPE 2020, em alinhamento com o Código dos Contratos Públicos (CCP) e diretivas da União Europeia.

Pretende-se, assim, definir critérios relativos à contratação pública ecológica, com o objetivo de ajudar os organismos públicos na aquisição de produtos para a celebração de Acordos-Quadro, assentes em três pilares de atuação: estratégico; técnico e operacional.

A reunião contou com a participação de representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, INFARMED- Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), da Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) e do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas – Universidade do Porto.

O Grupo de Trabalho irá reunir-se mensalmente, estando já agendada a segunda reunião para  dia 13 de abril, no mesmo local.

compras1
Temas

| |

Banner_generico_spms_opcaoB

SPMS distinguida com Selo Healthy Workplaces

23 Maio, 2024

A SPMS foi distinguida com o Selo Nível 1 Healthy Workplaces Award’24 numa cerimónia realizada no Salão Nobre do Ministério das Finanças, em Lisboa, esta quarta-feira, dia 22 de maio. Este prémio, entregue à presidente da SPMS, Sandra Cavaca, e à gestora do Núcleo de Pessoas e Bem-Estar, Teresa Espassandim, reconhece a estratégia de saúde […]

SPMS desafia especialistas em dados de saúde

22 Maio, 2024

No âmbito da implementação nacional do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), a SPMS participa na ação europeia QUANTUM. Para a concretização deste objetivo, procura especialistas em qualidade e utilização de dados de saúde. Na ação europeia QUANTUM: “Quality, Utility and Maturity Measured; Developing a Data Quality and Utility Label for HealthData@EU”, a SPMS […]

Voltar
Voltar para o topo.