Nos dias 09 e 03 de novembro, a SPMS, EPE realizou dois simulacros de emergência, nas instalações de Lisboa e do Porto, que permitiram testar a eficácia de evacuação num cenário de incêndio.
Envolvendo 280 colaboradores em Lisboa e 250 no Porto, os exercícios decorreram com sucesso, superando os tempos esperados. Assim, de forma coordenada, foram necessários 7 minutos em Lisboa e 6 minutos no Porto para a total evacuação dos colaboradores, num contexto simulado de ocorrência de incêndio no rés-do-chão dos edifícios, sediados na Avenida da República, Lisboa, e Rua do Breiner, Porto.
No Porto, estiveram presentes um elemento da Polícia Municipal e dois elementos do Batalhão de Sapadores de Bombeiros do Porto e, em Lisboa, um elemento da Proteção Civil, 2 elementos do Batalhão de Sapadores de Bombeiros de Lisboa e um elemento da Polícia Municipal.

Preparadas atempadamente através de formações realizadas em outubro, estas ações contribuem para promover uma atuação controlada e eficaz e, à medida que se forem desenvolvendo mais exercícios, o grau de complexidade irá aumentar, abrangendo o maior número possível e previsível de situações.

As ocorrências simuladas servem para melhorar práticas que são decisivas num cenário real, agilizando procedimentos e melhorando a capacidade efetiva de resposta, quer ao nível da evacuação, quer ao nível da articulação dos meios internos e das forças externas de socorro.
A segurança de todos, a prevenção e a coordenação integrada são as palavras de ordem, essenciais para a aquisição de boas práticas em situações de emergência e evitando, deste modo, situações suscetíveis de se tornarem perigosas em contexto real.
A SPMS, EPE aposta na segurança a vários níveis, tendo começado, desde já, a preparar formações mais específicas para os elementos da estrutura orgânica de segurança, bem como o plano de simulacros a realizar no próximo ano.
