Notícias

SPMS promove workshop de cibersegurança com entidades de saúde e ENISA

14 Novembro, 2017

A SPMS promoveu hoje, 14 de novembro, um workshop no âmbito da cibersegurança no setor da saúde, que decorreu na sua sede em Lisboa.

Com sala cheia, o workshop reuniu peritos da ENISA – Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação e responsáveis TIC das instituições de saúde, dos setores privado e público, antecedendo a conferência europeia, já com lotação esgotada, que se irá realizar amanhã, 15 de novembro, sob a organização da SPMS e da ENISA.

Em debate, a Diretiva NIS (networks and information security – segurança das redes e da informação), nomeadamente a sua implementação nos diferentes estados-membros, bem como os mecanismos de reporte de incidentes e partilha de conhecimento de todas as organizações de saúde.

Na sua intervenção Henrique Martins, presidente da SPMS, referiu-se à perceção de risco nos cuidados de saúde, apresentando os resultados de um inquérito feito às entidades, de forma a aferir o nível de conhecimento e de maturidade sobre cibersegurança no setor da saúde. Reforçando a importância da segurança da informação, Henrique Martins apelou à implementação de regras e boas práticas, por parte de todos os profissionais do setor.

enisa3-2

A Notificação Obrigatória de Incidentes de Cibersegurança das entidades do SNS e dos órgãos, serviços e organismos do Ministério da Saúde foi o mote da intervenção de Nuno Lucas, coordenador do Núcleo de Cibersegurança da SPMS.

enisa2

Liveri Dimitra e Athanasios Drougkas, da ENISA, centraram-se num estudo sobre a diretiva NIS nos diferentes estados-membros, enunciando, também, algumas das principais recomendações da ENISA.

enisa4-1

A SPMS, EPE, enquanto responsável por garantir a segurança da informação no Serviço Nacional de Saúde, tem contribuído para promover a estratégia nacional e europeia de proteção aos sistemas de segurança, de modo a fomentar a proteção de dados contra quebras de confidencialidade e de integridade das instituições e, assim, melhorar a capacidade de reposta a potenciais ciber-riscos.

O debate à escala europeia continua amanhã, a partir das 08h30. Pode assistir ao evento em direto, através do site da SPMS: https://www.spms.min-saude.pt/

workshop_enisa

SPMS intervém na conferência “Desafios da Cibersegurança”

8 Março, 2024

A preparação dos sistemas digitais públicos e privados é um desafio de longa duração e um trabalho em permanente atualização, que deve começar por “capacitar as pessoas para mudar comportamentos”, defendeu Jéssica Domingues, coordenadora da Unidade de Cibersegurança da SPMS, na conferência “Desafios da Cibersegurança”, que decorreu em Lisboa, ontem, dia 6 de março. Para […]

SPMS dinamiza atividades no “Mês Europeu da Cibersegurança”

30 Outubro, 2023

O Mês Europeu da Cibersegurança (European CyberSecurity Month – ECSM) é comemorado em outubro, com diversos eventos e atividades nos vários países europeus.   Sob o tema “Cibersecurity is a shared responsability”, visa implementar as boas práticas para a utilização do ciberespaço e sensibilizar cidadãos, empresas e organizações públicas para comportamentos a adotar no âmbito da […]

Notícias NEWSLETTER 01_Site SPMS_Em foco

SPMS integra Rede Nacional de CSIRT

14 Dezembro, 2020

A SPMS passou a integrar, desde esta segunda-feira, 14 de dezembro, a Rede Nacional de CSIRT (Computer Security Incident Response Team). A equipa de resposta a incidentes da SPMS (CSIRT SPMS) é o primeiro elemento do setor da Saúde em Portugal a fazer parte desta rede.

Voltar
Voltar para o topo.