Notícias

SPMS promove workshop de cibersegurança com entidades de saúde e ENISA

14 Novembro, 2017

A SPMS promoveu hoje, 14 de novembro, um workshop no âmbito da cibersegurança no setor da saúde, que decorreu na sua sede em Lisboa.

Com sala cheia, o workshop reuniu peritos da ENISA – Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação e responsáveis TIC das instituições de saúde, dos setores privado e público, antecedendo a conferência europeia, já com lotação esgotada, que se irá realizar amanhã, 15 de novembro, sob a organização da SPMS e da ENISA.

Em debate, a Diretiva NIS (networks and information security – segurança das redes e da informação), nomeadamente a sua implementação nos diferentes estados-membros, bem como os mecanismos de reporte de incidentes e partilha de conhecimento de todas as organizações de saúde.

Na sua intervenção Henrique Martins, presidente da SPMS, referiu-se à perceção de risco nos cuidados de saúde, apresentando os resultados de um inquérito feito às entidades, de forma a aferir o nível de conhecimento e de maturidade sobre cibersegurança no setor da saúde. Reforçando a importância da segurança da informação, Henrique Martins apelou à implementação de regras e boas práticas, por parte de todos os profissionais do setor.

enisa3-2

A Notificação Obrigatória de Incidentes de Cibersegurança das entidades do SNS e dos órgãos, serviços e organismos do Ministério da Saúde foi o mote da intervenção de Nuno Lucas, coordenador do Núcleo de Cibersegurança da SPMS.

enisa2

Liveri Dimitra e Athanasios Drougkas, da ENISA, centraram-se num estudo sobre a diretiva NIS nos diferentes estados-membros, enunciando, também, algumas das principais recomendações da ENISA.

enisa4-1

A SPMS, EPE, enquanto responsável por garantir a segurança da informação no Serviço Nacional de Saúde, tem contribuído para promover a estratégia nacional e europeia de proteção aos sistemas de segurança, de modo a fomentar a proteção de dados contra quebras de confidencialidade e de integridade das instituições e, assim, melhorar a capacidade de reposta a potenciais ciber-riscos.

O debate à escala europeia continua amanhã, a partir das 08h30. Pode assistir ao evento em direto, através do site da SPMS: https://www.spms.min-saude.pt/

workshop_enisa

SPMS integra Rede Nacional de CSIRT

14 Dezembro, 2020

A SPMS passou a integrar, desde esta segunda-feira, 14 de dezembro, a Rede Nacional de CSIRT (Computer Security Incident Response Team). A equipa de resposta a incidentes da SPMS (CSIRT SPMS) é o primeiro elemento do setor da Saúde em Portugal a fazer parte desta rede.

2ª edição do Cyber Security Workshop começou hoje

11 Fevereiro, 2020

Começou hoje, Dia da Internet Segura, o 2nd Cyber Security Workshop, promovido pela SPMS, EPE, contando com participação de 10 países: Portugal, Hong Kong, Reino Unido, EUA, Suécia, Singapura, Áustria, Suécia, Estónia e Arábia Saudita.

Cyber Security Workshop2

Portugal lidera Grupo Europeu de Cibersegurança para a Saúde

30 Janeiro, 2020

Portugal foi, no dia 29 de janeiro, eleito como Chair do Work Stream criado para o Sector da Saúde, no âmbito do NIS Cooperation Group. O Centro Nacional de Cibersegurança, enquanto autoridade NIS, irá coordenar os trabalhos, com o apoio SPMS, em particular do Núcleo de Cibersegurança.

Voltar
co-financiamento
odio suscipit id, risus. Aenean leo. accumsan eget Phasellus dapibus ipsum
Voltar para o topo.