Notícias

SPMS promove “SNS – Melhores Dados, Mais Transparência”

23 Novembro, 2017

A SPMS, EPE, promove hoje, dia 23 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, o evento “SNS – Melhores Dados Mais Transparência”, com o objetivo de debater as várias vertentes do ciclo de vida dos dados.

Contando com a participação de vários especialistas nacionais, a conferência arrancou com Henrique Martins, presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE, numa referência à importância da transparência de partilha de dados do SNS, área em que a SPMS tem sido elemento-chave, e na qual continua a trabalhar.

prof henrique discursa

Os desafios na criação e interoperabilidade dos dados, a nível operacional e tecnológico, foi o tema que abriu o debate, sob o mote “Criar e Partilhar”, focando-se na dispersão da origem dos dados e como se podem interligar para procurar respostas a necessidades específicas.

mesa redonda

Nesta reunião debateu-se, também a pressão na validação de qualidade de dados, desmistificando-os para ser possível tirar partido deles, numa era em que são divulgados ao segundo. No contexto da literacia na saúde, destacou-se a sensibilização de profissionais da saúde para a criação de melhores dados e na promoção das ferramentas da saúde existentes para os utentes, como principais soluções na transparência de dados.

Durante a tarde, será feita a apresentação dos mais recentes desenvolvimentos da plataforma BICSP, um novo sistema de Business Intelligence para os Cuidados de Saúde Primários (BI CSP).

Temas

| |

melhores dados_transparencia_23nov_2017

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.