SPMS promove formação do VAI – Via de Acesso Integrado

6 Novembro, 2017

No dia 2 de novembro, cerca de cem profissionais de saúde do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) participaram numa formação referente à implementação do VAI – Via de Acesso Integrado ao SNS.

Desenvolvido pela SPMS, EPE, permite a criação do Título de Acesso Integrado, documento digital que caracteriza o acesso no âmbito clínico e que serve para referenciação clínica para diferentes instituições, tornando possível, aos hospitais, a referenciação dos doentes para os Cuidados de Saúde Primários, de forma a que sejam acompanhados no pós-alta pelo médico de família.

siga apresentação

Constituindo uma das principais componentes do SIGA – Sistema Integrado de Gestão do Acesso, o VAI fica disponível nas três Unidades do CHMT e, numa primeira fase, em três unidades de cuidados de saúde primários – USF Locomotiva, Fátima e Almonda, seguindo-se, a partir do dia 07 de novembro, a implementação em todas as unidades de Cuidados de Saúde Primários do Médio Tejo.

O VAI apresenta vantagens para cidadãos, profissionais e instituições de Saúde, nomeadamente:

• Referenciação sem papel;
  • Otimização dos circuitos no âmbito das transferências dos doentes;
  • Melhor resposta do SNS às necessidades da procura (agendamentos e atendimentos mais céleres);
  • Desburocratização dos processos e procedimentos;
  • Maximização dos recursos do SNS;
  • Melhor acesso aos cuidados de saúde;
  • Melhor articulação dos cuidados;
  • Maior transparência da informação para todos os intervenientes;
  • Client empowerment.

A próxima formação será realizada na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco no dia 14 de novembro.

siga apresentação
Temas

VAI_Via-Acesso-Integrado

VAI – Via de Acesso Integrado

25 Julho, 2017

No âmbito do projeto VAI – Via de Acesso Integrado, a SPMS está a concluir os testes internos da Fase 1: Referenciação dos Centros Hospitalares para os Cuidados de Saúde Primários.

VAI_Via-Acesso-Integrado