Notícias

Justiça e Saúde assinam protocolo para partilha de informação

21 Novembro, 2017

A SPMS, EPE e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) assinam um protocolo, hoje, 21 de novembro de 2017, em Lisboa, com o objetivo de melhorar o acompanhamento da saúde dos reclusos em todos os estabelecimentos prisionais. Este acordo inclui a expansão, até final de 2018, de um sistema de TeleSaúde.

De forma a facilitar o acompanhamento médico dos reclusos, desde a sua admissão até à saída, o acordo vai facultar, aos profissionais de saúde das prisões, o acesso aos registos clínicos da população reclusa, através dos sistemas informáticos do Serviço Nacional de Saúde.

O acesso às soluções tecnológicas, desenvolvidas pela SPMS, através da telemedicina, da PEM- Prescrição Eletrónica Médica, do SINUS – Sistema de Informação Nacional dos Cuidados de Saúde Primários, do SONHO – Sistema Integrado de Informação Hospitalar e do SClínico Hospitalar (sistema onde são registados todos os episódios clínicos) vai permitir incrementar a prevenção e o tratamento de doenças, evitando, assim, a interrupção de terapêuticas para doenças crónicas, fatores determinantes na saúde do recluso, bem como na redução de custos financeiros.

Nesta primeira fase, até ao final de 2017 serão abrangidos mais de 3.300 reclusos, distribuídos por Linhó, Sintra, Lisboa e Porto. Os restantes estabelecimentos prisionais serão incluídos no plano de expansão até final de 2018.

Assinado pelo diretor-geral dos Serviços Prisionais, Celso Manata, e pelo presidente da SPMS, EPE, Henrique Martins, e homologado pela ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e pelo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, este acordo irá tornar mais eficaz o acompanhamento da saúde dos reclusos, através de maior rapidez na resposta médica e melhor organização dos meios.

Protocolo

SONHO V2 implementado com sucesso no CHTMAD

13 Julho, 2021

No dia 10 de julho realizou-se a implementação da Suite Hospitalar (SONHO v2 – SClínico – Plataforma Interoperabilidade (Light)), no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD). Tratou-se de uma operação tecnológica complexa, mas fundamental para a uniformização de processos e integração da informação clínica, visando a melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos […]

Um ano de implementação do SONHO v2/SClínico no CHUC

24 Novembro, 2020

No dia 23 de novembro assinalou-se um ano de uma das maiores transformações digitais num centro hospitalar do Serviço Nacional de Saúde. O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), no seu Pólo dos Hospitais Universitários de Coimbra, passou a utilizar o SONHO v2/SClínico, sistemas de informação que sustentam a atividade assistencial do ponto de vista administrativo e clínico e suportam o processo clínico eletrónico.

banner_chuc

SClínico Hospitalar nos Serviços de Urgência da ULS da Guarda

19 Novembro, 2020

A implementação do módulo de urgência do SClínico Hospitalar na Unidade Local de Saúde da Guarda (Hospital Sousa Martins - Guarda, Hospital Nossa Senhora da Assunção – Seia e SUB de Vila Nova de Foz Côa) arrancou no dia 17 de novembro.

Voltar
co-financiamento
sed commodo vel, in vulputate, libero tristique sem, dolor. Nullam
Voltar para o topo.