Notícias

Protocolo de cooperação entre SPMS e IPST

30 Novembro, 2017

Decorreu hoje, dia 30 de novembro, no Centro de Transplantação de Lisboa (Hospital Pulido Valente), a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre a SPMS, EPE e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), tendo por base o interesse público.

Numa lógica de partilha, otimização de recursos e a fim de garantir uma melhor eficiência e, consequentemente, maior sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, a SPMS, EPE e a IPST estabelecem um protocolo para o desenvolvimento de atividades conjuntas, no âmbito da divulgação e sensibilização para a vacinação e para a dádiva de sangue, bem como na divulgação e promoção dos sistemas de informação e comunicação da Saúde, que permitam uma maior proximidade do cidadão ao SNS.

Henrique Martins e Artur Trindade Mimoso, Presidente do Conselho de Administração e Vogal Executivo da SPMS, EPE, respetivamente, participaram na sessão.

Com a participação do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, na sessão também foi assinado um Protocolo-Quadro entre o IPST e os hospitais, com maior colheita para fracionamento do plasma, iniciando a segunda fase do Programa Estratégico de Fracionamento de Plasma Humano 2015-2019. Através deste acordo, e já a partir de janeiro, os hospitais asseguram a entrega ao IPST de uma parte do plasma que colhem.

foto1

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.