Notícias

Notas Terapêuticas Simples em debate na ULSAM

6 Novembro, 2017

Na passada sexta-feira, 03 de novembro, realizou-se uma sessão de trabalho no auditório da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) sobre o projeto Notas Terapêuticas Simples (NTS).

Contando com a participação de médicos dos cuidados de saúde primários e hospitalares e do Conselho de Administração da ULSAM, de representantes da Associação Nacional de Farmácias (ANF) e da SPMS, EPE, esta sessão centrou-se, essencialmente, na apresentação dos resultados da primeira fase do projeto, que arrancou em julho no distrito de Viana do Castelo, bem como na identificação de melhorias.

Henrique Martins, presidente do Conselho de Administração da SPMS, liderou a reunião, focando-se nas mais-valias das Notas Terapêuticas Simples, projeto resultante de uma parceria conjunta entre a SPMS e a ANF, que arrancou de forma bastante positiva, sendo agora necessário fomentar uma maior adesão por parte dos médicos.

O projeto-piloto decorreu na ULSAM entre julho e setembro, contando com a participação de 60 farmácias da região e 86 médicos distintos.

Através deste projeto, pretende-se incrementar a aproximação do utente, quer ao médico, quer ao seu farmacêutico, garantindo a melhor comunicação entre a Farmácia e os Cuidados de Saúde, sejam Primários ou Hospitalares, através da possibilidade de envio de uma Nota Terapêutica, por parte da farmácia que realiza a dispensa, surgindo para leitura ao médico que emitiu a receita via PEM – Prescrição Eletrónica Médica.

Numa perspetiva de melhoria contínua do projeto, a ANF irá atualizar o glossário (catálogo) usado pelas farmácias e a SPMS desenvolverá melhorias na PEM, de forma a permitir que o médico de família possa visualizar, sempre, as notas terapêuticas.

Quando estiver totalmente implementado o projeto Notas Terapêuticas irá evitar a não duplicação de alguns parâmetros de medição, traduzindo-se numa poupança efetiva para o SNS. O projeto está em fase de expansão para a ULS do Nordeste e a ULS de Castelo Branco.

Temas

| |

DE-SNS destaca papel da SPMS na reforma das ULS

28 Fevereiro, 2024

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, destacou o papel da SPMS na reforma das Unidades Locais de Saúde (ULS), durante a cerimónia de apresentação do projeto “Implementação, Desenvolvimento e Monitorização das ULS”, que contou com a presença de Nuno Costa, vogal executivo da SPMS. No auditório do Infarmed – Autoridade Nacional […]

Voltar
Voltar para o topo.